Radar da Avenida 9 de Abril começa a operar no dia 10

O equipamento passou por aferição e foi aprovado pelo Inmetro para iniciar a operação

Comentar
Compartilhar
07 JUN 2016Por Da Reportagem08h00
Radar começará a autuar os motoristas que transitarem acima da velocidade permitida (40 Km/h)Radar começará a autuar os motoristas que transitarem acima da velocidade permitida (40 Km/h)Foto: Divulgação

O novo radar instalado na Avenida Nove de Abril, próximo à Estação das Artes, passou por aferição nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e começará a autuar os motoristas que transitarem acima da velocidade permitida (40 Km/h) a partir desta sexta-feira (10).

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que manteve o equipamento funcionamento por quase 30 dias apenas para a realização de testes e também para adaptação dos usuários. De acordo com o superintendente substituto da companhia, Flávio de Mattos, o objetivo do dispositivo é educar os motoristas, proporcionando maior segurança. Contudo poder reduzir o número de acidentes que foram registrados nos últimos meses na via.

Além do pessoal do Inmetro, estiveram no local para a realização do processo de aferição um técnico da DCT Tecnologia e Serviços Ltda., empresa contratada pela CMT, e os agentes de trânsito da autarquia para dar o apoio e acompanhar os trabalhos.

Para calibrar o equipamento o motorista do Inmetro percorreu a via sobre as faixas monitoradas por vinte vezes para atestar o funcionamento do radar. Depois de meia hora de serviço, os resultados do dispositivo de segurança foram satisfatórios e o equipamento de segurança foi aprovado para operar.

Dúvidas sobre a velocidade de 40 km/h do local

O assessor de engenharia de tráfego da CMT, Valtemir Ribeiro, afirmou que a velocidade naquele trecho da Avenida 9 de Abril não foi reduzida por causa da implantação do radar. Ribeiro explicou que ação da companhia foi monitorar a via para reduzir os acidentes e proporcionar mais segurança para todos.

“Em alguns pontos da Avenida 9 de Abril é permitida a velocidade de 50 km/h; contudo, num local próximo a unidades hospitalares, comércios, posto de gasolina, pontos de ônibus, como aquele, não há duvida de que a velocidade segura é de 40 km/h” - ressaltou.

Segundo Ribeiro, o local sempre foi sinalizado com placas com a mesma velocidade ali permitida. Portanto, a única alteração será a implantação do equipamento de segurança.