X

Cubatão

Programa Pontos MIS exibe filmes e abre inscrições para oficinas em agosto

Atividades ocorrem on-line

Da Reportagem

Publicado em 03/08/2022 às 08:00

Atualizado em 03/08/2022 às 09:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Programa Pontos MIS exibe filmes e abre inscrições para oficinas em agosto / Foto: Freepik

As oficinas do Pontos MIS já estão com inscrições abertas para a programação de agosto. Além disso, ocorre no mês o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. São exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. O acesso para assistir é direto no Vimeo do museu: https://vimeo.com/showcase/9363674.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Mais informações em: https://www.mis-sp.org.br/pontos_mis.

Confira a programação:

Mediação por Giuliana Monteiro. É roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas "Raízes" (experimental), "Margarete 6422" (documentário), "Stay" (ficção), "Felicidade" (ficção) e "Eu não digo adeus, digo até logo" (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

Sessão + Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Filho de Boi
Data: 13/08/2022
Horário: 18h
Acessibilidade: libras

Sobre o filme:
João é um menino de 13 anos que mora no sertão da Bahia e sempre quis fugir de sua cidade. Ele tem uma relação rompida com seu pai, e quando o circo chega à cidade, nasce uma relação de amizade entre ele e o palhaço que o encoraja a vencer seus medos.

Sobre os convidados:

Paula Gomes – produtora e roteirista
É diretora, produtora e roteirista. Integra o coletivo baiano Plano 3 Filmes. Dirigiu em 2015 o documentário Jonas e o Circo sem Lona. Produziu e roteirizou Filho de Boi.

Haroldo Borges – diretor
É diretor, roteirista e diretor de fotografia. Borges integra o coletivo baiano Plano 3 Filmes, com o qual já realizou mais de 15 projetos, como o curta-metragem Sonhos e o documentário Jonas e o Circo sem Lona (2015), do qual foi roteirista e diretor de fotografia. Filho de Boi é sua estreia na direção de longas-metragens.


Sessão + Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Ménage
Data: 27/08/2022
Horário: 18h
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: libras

Sobre o filme:
Três políticos corruptos de um pequeno partido envolvidos em uma trama de sexo, drogas e traição são os protagonistas de uma narrativa ágil e onírica. Primeiro longa do jovem diretor Luan Cardoso, Ménage foi produzido com baixo orçamento e foca um escândalo protagonizado por figuras públicas imorais dando a ver a dimensão patológica de suas masculinidades tóxicas. A partir destas personagens o filme traz à cena o que de pior a sociedade brasileira pode produzir, fotografando com algum sarcasmo suas relações impróprias nas esferas pública e privada, dando contorno onírico a situações de puro horror. Classificado como do gênero fantástico flerta com o thriller político e de terror, resultando um filme original que testemunha inventividade e disposição do realizador para um trabalho autoral.

Sobre os convidados:

Luan Cardoso – diretor
Luan Cardoso, 27 anos, é responsável pela criação do coletivo de cinema "Quixó Produções" criado em 2010. Desde então realizou cerca de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Na música realizou documentários, fotos, videoclipes de João Donato, Ná Ozzetti, Juçara Marçal, Jards Macalé, Ednardo, Zeca Pagodinho, Alessandra Leão, Mombojó, Lenine, Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Fafá de Belém, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Metá Metá entre outros.
Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem "Precárias e Resilientes" que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras. e dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, "Ménage", selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais "Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo).

Vinícius Ferreira – ator
Vinícius Ferreira, 43 anos, natural de Brasília, paulistano de coração e acolhida, em 20 anos de carreira, atuou em 41 filmes, 37 peças, 4 séries e 2 novelas. Bacharel em Artes Cênicas, Diretor Executivo do TEATRO DA ROTINA – Associação (São Paulo) e membro da CIA. PLÁGIO DE TEATRO (Brasília), desenvolve ininterruptamente sua trajetória teatral atuando também como iluminador, produtor, gestor e fomentador cultural. Em 2018, protagonizou a série BANALIDADE DO MAL (Prime Box), direção de Fábio Canale; atuou em O DOUTRINADOR (Space), direção de Fabio Mendonça e Gustavo Bonafé; e na 2ª temporada de CARCEREIROS (Globo), direção de José Eduardo Belmonte. Em 2022 atua em Ménage, filme do diretor Luan Cardoso.

OFICINAS ON-LINE

Oficina| Animação e criação de personagens
AO VIVO

Data: 16, 18 e 19/08
Horário: 19h as 21h
Ingresso: gratuito
Duração: 6 horas
Classificação: 15 anos
Público-alvo: todos os interessados
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-de-animacao-e-criacao-depersonagens__1656610 

Sinopse:
O Curso explicará e apresentara as etapas para a realização de uma animação e seus personagens. Com exercícios práticos simples e conteúdo ilustrado com vídeos e apresentação de exemplos, decupagem, softwares e artes relacionadas a realização de um filme animado e as diferentes técnicas. Assim propiciar ao aluno o conhecimento geral sobre a criação de personagens e a produção
de um filme em animação.

Equipamentos necessários para a realização da atividade: papel, régua de 30 cm, lápis e borracha para os alunos.

Sobre o oficineiro:
Douglas Alves Ferreira iniciou sua carreira ainda na adolescência, trabalhando como desenhista de quadrinhos e como assistente de animação para a Disney television, em séries de Tv como Alladin, Goofy Troop e New bonkers. Atualmente trabalha como diretor geral de animação e professor. Realizou os curtas metragens: ANANTARA, SONHOS, A FUGA, O MENINO QUE SABIA VOAR e O VAMPIRO. Como animador trabalhou em vários filmes, entre estes SPACE JAM um novo legado, Asterix e os Vikings, Uma história de amor e fúria, e o filme Espanhol Chico e Rita, indicado ao Oscar de melhor animação em 2012. Residiu em Lisboa, Portugal, onde trabalhou para o estúdio Neuroplanet, na produção do filme animado francês "The little Hippo" (Petit Potam) e na série da Tv Portuguesa "Minha família é uma Animação". Leciona cinema e artes em cursos especializados. No mercado publicitário, animou para clientes, como Sadia (personagem Lektrek, o franguinho da Sadia), e os personagens da Kellogg's . Recebeu diversos prêmios, como o de melhor curta animado para O Menino que sabia voar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, melhor curta metragem para o Vampiro no XV Cine Ceará, melhor curta metragem para A FUGA nos festivais americanos Texas Ultimate Shorts e Worldfest Houston, e melhor curta para O menino que sabia Voar no 8º Festival Anima Serra, melhor animação no Festival Corti A Sud Quinta Edizione-Itália, e melhor curta metragem no 11º prêmio FIESP. Recentemente recebeu os prêmios Best experimental animation – STOPMOTION FILM FESTIVAL e Best animation- 3rd EXPERIMENTAL FILM FESTIVAL (ambos em Barcelona para o curta " Sonhos"), BEST EXPERIMENTAL ANIMATION, EXPRESSIOM ART MOVIE FILM FESTIVAL em Los Angeles.

 

Oficina| Eduardo Coutinho: o documentarista do povo
AO VIVO

Data: 23, 24 e 25 de agosto
Horário: 19h as 21h
Ingresso: gratuito
Duração: 6 horas
Classificação: livre

Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/eduardo-coutinho-o-documentarista-dopovo__1656781

Sinopse:
Em três encontros, a oficina propõe explorar a vida, a trajetória e a obra de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas do Brasil. Os nuances da vida de Coutinho, o levaram a fazer um cinema documental voltado totalmente para as histórias de seus personagens e de orçamento enxuto. Nesses três dias, buscaremos explorar o método único criado pelo cineasta para produzir seus documentários, além de abordar sua história de vida e alguns pontos importantes de sua filmografia.

Sobre a oficineira:
Nathalie Hornhardt é coordenadora do curso de Rádio TV e Internet da FAAP, onde também atua como professora. É doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências da Religião (PUC-SP), consultora de novas tendências, pesquisadora, atriz, radialista e roteirista. É integrante do grupo de pesquisa "JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo". É autora do livro "Quando o Santo é Forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho". Já trabalhou com roteiro e produção na MTV, Editora Abril e Rádio Cultura.

Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS 2ª Edição
ONLINE | AO VIVO

Período de submissão do projeto para ser avaliado: 15/08 até 24/08
Ingresso: gratuito
Inscrições: site do MIS e Instagram do Pontos MIS
Carga horária: 11h, sendo 3h de orientação exclusiva para cada projeto.
Vagas: 16 projetos
Classificação: 18 anos

Link de inscrição: https://forms.office.com/r/fSqPQY9mxW

Roteiristas, diretores e produtores residentes de municípios do interior e litoral do Estado podem se inscrever na seleção de projetos Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS. Os 16 projetos selecionados que estão na fase inicial de escrita (Ideia/Roteiro) receberão orientações, de forma gratuita e pela internet, por especialistas do Programa Pontos MIS. O Pontos MIS, programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, selecionará projetos de curtas-metragens para participar de um ciclo de oficinas e conversas que colaborem na formatação e estruturação dos próprios projetos para o contexto atual do mercado audiovisual. A Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS visa contribuir para que mais projetos audiovisuais de fora da capital saiam do papel. Na 1ª edição em 2020, foram selecionados projetos que estavam em diferentes etapas na produção (roteiro, produção e finalização). A Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS colaborou para que os projetos pudessem participar de programas de fomento e na apresentação para captação orçamentaria.

Com o retorno positivo dos selecionados da 1ª edição, a equipe do Pontos MIS decidiu dividir cada edição do projeto de Orientação em só uma etapa da produção de um curta. Assim nossos especialistas irão conseguir um maior aprofundamento na orientação de cada projeto. Nesta 2ª edição em 2022 a Orientação de Desenvolvimento de Curtas Pontos MIS terá um foco direcionado para projetos que estão na fase inicial de escrita (Ideia/Roteiro), seja na forma de argumento ou roteiro, que possam ser desenvolvidos e aprofundados durante a orientação.

Na 3ª edição, no final de 2022, o foco do Orientação de Curtas será para os projetos que estão com o roteiro finalizado, já na fase de produção (Editais/Captação/Filmagem), prontos para a inscrição em editais e captação de financiamento. O objetivo será colaborar com a preparação da filmagem, trabalhando questões de produção e questões artísticas, relacionadas à direção.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

COTIDIANO

SLT libera gaveta central da travessia Santos/Guarujá

A modernização da gaveta central do Guarujá teve investimento do Departamento Hidroviário de R$ 3,5 milhões, com potencial para beneficiar mais de 30 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente, em média

Eleições 2022

Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; segundo a pesquisa, 43% avaliam o governo de forma negativa, e 27% de forma positiva

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software