X

Cubatão

Preocupante: Cubatão pode ter inundações crônicas até 2050

Essa não é a primeira vez que a Baixada, como um todo, é colocada em alerta em relação às mudanças climáticas.

Da Reportagem

Publicado em 02/11/2019 às 12:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estudo foi publicado nesta terça-feira (29) na revista científica Nature Communications. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Um estudo publicado nesta terça-feira (29) na revista científica Nature Communications apontou que até 2050 as terras onde hoje vivem 1,4 milhão de brasileiros sofrerão riscos de inundações anuais. Na Região, a cidade de Cubatão está listada como passível de sofrer inundações crônicas.

A estimativa foi feita por meio da plataforma Coastal Risk Screening Tool (Ferramenta de Rastreio de Risco Costeiro, em português), do Climate Central — uma ONG de pesquisadores e jornalistas dedicados a estudar as mudanças climáticas.

Essa não é a primeira vez que a Baixada, como um todo, é colocada em alerta em relação às mudanças climáticas. Para o climatologista Rodolfo Bonafim, a violência destes eventos tende a aumentar e nos próximos 30 anos, a Baixada Santista pode se tornar rota de tempestades tropicais, já que a posição geográfica (ao nível do mar) e o aumento da temperatura do Oceano Atlântico são fatores essenciais para este cenário.

"Não será comparável ao que acontece na Flórida, por exemplo. Lá a temperatura do oceano é mais quente e o ar é mais frio do que no Brasil, por isso o choque térmico é mais forte e acontecem furacões tão devastadores. Aqui, o que deve acontecer se a temperatura do Oceano Atlântico continuar subindo são tempestades tropicais, com ventos e chuvas mais fortes que podem causar muitos estragos, mas menos potentes do que os furacões", explica.

Ele alerta sobre a necessidade de as cidades se prepararem para os efeitos causados por eventos climáticos de maior magnitude. Rodolfo sugere que as prefeituras façam a implementação de planos de contingência e rotas de fuga. Com eles é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas em situações de emergência.

Até o momento, apenas Santos possui um Plano de Contingência para Ressacas e Inundações, porém o documento não abrange outras emergências advindas de eventos climáticos além mar, nem rota de fuga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter