X

Cubatão

Petrobras investe R$ 720 milhões na maior parada de manutenção da história da RPBC

Serviços acontecem em março e mobilizarão quase 4 mil pessoas durante a parada programada da refinaria de Cubatão/SP

Da Reportagem

Publicado em 15/03/2023 às 09:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é manter a integridade dos equipamento e implementar projetos de melhoria operacional e de segurança / Fernando Frazão - Agência Brasil

A partir de 10 de março, a Petrobras iniciará a maior parada programada para manutenção da história da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). Com duração de 60 dias, os serviços mobilizarão aproximadamente quatro mil pessoas no pico dos trabalhos e terão investimentos que totalizam R$ 720 milhões. O objetivo é manter a integridade dos equipamento e implementar projetos de melhoria operacional e de segurança, melhorando o desempenho global da refinaria em linha com o Plano Estratégico da Petrobras.  

Os principais serviços acontecerão nas unidades de Destilação Atmosférica (UC), Destilação a Vácuo (UVC), Hidrotratamento de Diesel (HDT-2), Geradora de Hidrogênio (UGH-2), Coque 2, Hidrodessulfurização (HDS), Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC) e Tocha 5 da refinaria. Em razão do grande porte dos trabalhos, a preparação começou há mais de dois anos, com a consolidação do escopo, especificação, licitação e contratação de empresas especializadas para execução. Também não haverá qualquer risco de desabastecimento do mercado.

"Em razão do volume e abrangência dos serviços, foi necessário grande planejamento de materiais, com previsão de quase 11 mil itens, movimentando o mercado fornecedor. Os serviços também serão realizados atendendo todos os requisitos em relação à segurança das pessoas envolvidas e ao meio ambiente", explica Wagner Felicio de Oliveira, gerente geral da RPBC.

Produtos 

A refinaria tem capacidade para processar 28,5 milhões de litros de petróleo por dia. Entre os principais produtos, estão a gasolina, diesel automotivo e marítimo, GLP (gás de cozinha), bunker, gasolina de aviação, entre outros. Dentro deste vasto portfólio, vale destacar o recorde mensal de produção do Diesel S-10 (com menor teor de enxofre) de 296 milhões de litros, produzidos ao longo do mês de dezembro do ano passado, em atendimento ao aumento da demanda do mercado nacional.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba quantas calorias têm os seus lanches favoritos do McDonald´s

Informações foram retiradas do próprio site da rede de fast-food

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter