Mutirão recolhe duas toneladas de lixo de rio de Cubatão

Ação ocorreu no Rio Casqueiro

A ação foi conduzida pela Cooperativa Tortuga's Ambiental e por alunos da ETEC

A ação foi conduzida pela Cooperativa Tortuga's Ambiental e por alunos da ETEC | Divulgação/PMC

Duas toneladas de lixo: madeiras, colchões, pneus, bolsas, roupas, sapatos e diversos materiais que fatalmente chegariam aos manguezais de Cubatão. Mas não desta vez, já que todos esses detritos são resultado do mutirão de limpeza realizado no Rio Casqueiro neste sábado (18).

Continua após a publicidade

A ação, apoiada pelas Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Turismo, foi conduzida pela Cooperativa Tortuga’s Ambiental e por alunos da Escola Técnica de São Paulo (ETEC). Pelo menos 70 voluntários participaram da atividade que teve como ponto de partida a Praça da Independência, no Jardim Casqueiro. De lá, as equipes seguiram para as margens do rio.

O objetivo, além da limpeza do mangue, foi de promover a conscientização sobre o descarte irregular do lixo, especialmente em rios e manguezais. O movimento está alinhado à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua após a publicidade

Após pesagem e separação, o lixo apto a ser reaproveitado será encaminhado para a Cooperativa de reciclagem da cidade.