X

Cubatão

Mourão crê que rearranjo produtivo pode ajudar Cubatão a voltar a crescer

O deputado federal afirma que vem estudando a possibilidade de apresentar ao Governo um panorama da cidade

LG Rodrigues

Publicado em 18/12/2023 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mourão vê oportunidade de recuperar potencial econômico / Nair Bueno/ DL

O deputado federal, Alberto Mourão (MDB), afirma que vem estudando a possibilidade de apresentar ao Governo um panorama das cidades da Baixada Santista, mais especificamente, de Cubatão, para tentar revitalizar o setor industrial na Região. A afirmação foi feita pelo parlamentar na última segunda-feira (11), durante entrevista concedida ao Diário do Litoral.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A menção feita a Cubatão pelo deputado ocorreu durante explicações acerca das tratativas feitas pelo mesmo junto ao Ministério da Educação (MEC) para viabilizar a criação da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista.

Em determinado momento, ao ser questionado a respeito da possibilidade da universidade poder a vir criar cursos com muita demanda, mas pouca oferta de profissionais especializados na Baixada Santista, especialmente na gestão portuária, Mourão mencionou o município.

"A partir do momento que você entende, faz esse diálogo com o setor, você vai entender o porquê do Polo Industrial de Cubatão estar sendo subutilizado, ele vem definhando. Por que que o Porto de Santos tem travas que precisam ser superadas? E aí, automaticamente, a gente entende a necessidade que você tem de formar novas profissões que possam ajudar a gente a atrair o setor produtivo. O setor produtivo vem pra uma região quando ele consegue entender que lá tem logística, energia, transporte, em todas as áreas, em todas as matrizes ferroviárias, rodoviária, aeroportuária, ele tenha condições de mão de obra qualificada, que é uma das pérolas do sistema".

"E óbvio também que, não há dúvida, que, em uma região que tenha qualidade de vida, pois o trabalhador tem que ter boa qualidade de vida pra ele chegar menos estressado no serviço. Então, automaticamente regiões que não tem qualidade de vida não são atrativas pras empresas, elas podem ter outras dinâmicas, mas não são [atrativas]", afirma.

Na sequência, ele destacou o passado do polo industrial de Cubatão e afirmou que a Cidade pode vir a passar por um processo que pode ser chamado de 'neoindustrialização', termo que vem sendo usado por alguns profissionais do Governo para indicar um processo de modernização do setor industrial com novas tecnologias como automação e, em alguns casos, inteligência artificial.

"Eu venho fazendo levantamentos, estou fazendo estudos, para levar ao Governo uma 'radiografia' da cidade de Cubatão, da região, do nosso entorno da Baixada Santista, para que a gente possa fazer um rearranjo produtivo regional. Eles falam em 'neoindustrialização', mas, na verdade, é um rearranjo produtivo", conclui.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter