X
CULTURA

Mostra Cubatense de Dança acontecerá em 5 de dezembro

ADALPA e SECULT Cubatão se unem e realizam o evento, que terá entrada filantrópica

Evento contará com espetáculo de abertura, coreografias das academias cubatenses e artistas premiados no Festival de Joinville / Divulgação

Cubatão é uma cidade que tem tradição na dança, com projetos e eventos de destaque nos âmbitos regional, nacional e, inclusive, no exterior. Atualmente há onze empreendedores de dança sediados no município, além da Escola Técnica de Dança, Cia de Dança de Cubatão, Corpo Coreográfico da Banda Marcial de Cubatão, e demais grupos experimentais e em desenvolvimento nos bairros. Com a pandemia, o segmento foi bastante afetado e os proprietários das academias cubatenses tentam ao máximo manter os alunos que continuam e, especialmente, recuperar aqueles que saíram ao longo dos últimos meses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A produtora cubatense Juliana Luiz, que realizou pela primeira vez em 2014 a Mostra Cubatense de Dança, explica porque após sete anos decidiu reativar este evento, marcado para 5 de dezembro, um domingo, a partir das 20h, no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, nº 13, Vila Nova), com entrada mediante um quilo de alimento não perecível em prol ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão.

"Tenho constante contato com os empreendedores de dança da Baixada Santista, por ser diretora da ADALPA - Associação de Dança Litoral Paulista, e por residir em Cubatão, tenho acompanhado a retomada deste setor e o quanto está sendo difícil para todos. Ao saber que a maioria não realizará o habitual Espetáculo de Fim de Ano, ação está que aquece o Setor, soube que precisava unir forças para ter um espaço para essas academias apresentarem os seus trabalhos coreográficos para a sociedade”, explica a produtora.

A realização da Mostra Cubatense de Dança será possível porque a ADALPA - Associação de Dança do Litoral Paulista foi contemplada com o Prêmio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo e Governo Federal, para a realização de duas ações: DANCINE – Festival Internacional de Videodança e a Imersão Corpos-Reflexivos.

Com a pequena sobra deste recurso, Juliana, e o presidente da ADALPA, André Santos, decidiram investir na realização da Mostra Cubatense em Dança. Eles procuraram o Secretário de Cultura, Zeca Rodrigues, e propuseram a realização desta ação em conjunto, já que o mesmo, desde que assumiu a Secretaria tem feito parcerias e ações junto a entidades, coletivos e produtores de diversas áreas artísticas, a fim de manter a cultura local ativa, mesmo diante da limitação de recursos financeiros, que necessitaram ser direcionados à Saúde.

ESPETÁCULO.
A abertura da Mostra Cubatense de Dança ficará por conta do espetáculo Lamentos do Mar, do coreógrafo Zeca Rodrigues, que iniciou sua carreira em 1990 e, desde então, representou a cidade em festivais internacionais e se tornou um dos principais nomes do Jazz Dance brasileiro, com prêmios nos mais importantes eventos do setor, sendo também, de maneira recorrente, jurado e palestrante.

A mostra contará ainda com apresentações de trabalhos coreográficos de academias cubatenses, e também dos premiados que representaram Cubatão no Festival de Dança de Joinville, de Santa Catarina, o mais prestigiado do país.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil desmonta laboratório de drogas em São Vicente

Durante ação em combate ao tráfico, equipe apreendeu grande quantidade de crack, cocaína, lança-perfume e maconha 

Santos

Condomínio é multado em mais de R$ 4 mil após zelador despejar tinta e atingir canal de Santos

Funcionário foi identificado pelas câmeras do CCO ao descartar a substância na rede pluvial na Praça Washington, no José Menino

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software