X

Cubatão

Início das obras da Praça da Cidadania do Jardim Nova República está previsto para agosto

Ação é dos Fundos Sociais do Estado e do Município junto com a Prefeitura de Cubatão

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2022 às 19:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Obras foram anunciadas pelo governador Rodrigo Garcia e a primeira-dama Luciana Garcia em visita à região / Divulgação/GovernoSP

A criação ainda neste ano de uma Praça da Cidadania no Jardim Nova República, em Cubatão, está entre as obras anunciadas pelo governador Rodrigo Garcia, a primeira-dama Luciana Garcia e o secretariado estadual, na visita à região que fizeram nesta segunda-feira (13). Durante reunião com prefeitos, secretários, primeiras-damas e presidentes dos fundos sociais, realizada em Santos pela manhã, foi anunciado para agosto o início das obras, com término previsto para dezembro.

O prefeito Ademário Oliveira confirmou para esta mesma segunda-feira a abertura da licitação para a execução das obras, após a fase de análise jurídica e planejamento da obra, que se iniciou em agosto de 2019 com a visita ao Município de uma equipe técnica do Fundo Social de São Paulo. Durante aquela visita, foi definido o uso parcial de um terreno pertencente ao Município, com cerca de 7 mil m² na margem do Rio Santana, com frente para a Rua Orlando Terras, junto à Escola Estadual Professor Waldomiro Mariani, no Jardim Nova República.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como foi então explicado, o projeto tem características modulares, com instalações que permitem a execução rápida das obras de infraestrutura. Os cursos deverão ser ministrados em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, mantenedor das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A ideia é as instalações "abraçarem" a escola estadual que já funciona no local, integrando-se a ela e a outros equipamentos públicos previstos. A cidade apenas indica o terreno e o Governo do Estado providencia toda a instalação e manutenção da estrutura, com o apoio da iniciativa privada.

Já foram inauguradas no Estado de São Paulo quatro Praças da Cidadania. Seu perfil é adaptável e definido de acordo com as necessidades de cada município, bem como os cursos a serem ministrados. Haverá espaços para atividades e lazer infantil, para a Terceira Idade, prática de esportes e os cursos. Além disso, a ideia é que a praça seja uma grande escola de práticas sustentáveis em termos ambientais, mostrando como pode ser fácil e simples as pessoas adotarem essas práticas: as instalações funcionarão como ponto de partida para uma série de ações sustentáveis no município. Como foi então explicado, trata-se de um projeto participativo destinado à capacitação e ao fomento do empreendedorismo local, levando a comunidade a um novo padrão de qualidade de vida, geração de autonomia e renda e regeneração ambiental.

Encontro

A reunião entre as autoridades estaduais e municipais começou às 9 horas no Centro de Convenções Blue Med, na Ponta da Praia, em Santos. Cubatão foi representada pelo prefeito Ademário Oliveira, diversos secretários e vereadores, e o Fundo Social de Solidariedade do Município pela
presidente Luciene Doldán e pelo chefe do Serviço Administrativo e Financeiro, que representou a primeira-dama municipal, Adeíza Monteiro Oliveira.

Após uma reunião entre as autoridades, em que o secretariado estadual expôs suas atividades e os planos e novos programas para a região, ocorreu uma solenidade no salão principal, em que o governador apresentou ao público e à Imprensa as principais ações estaduais na Baixada Santista. A programação prosseguiu à tarde, com visitas do governador a algumas cidades, entre elas Cubatão, para tratar de obras mais específicas de cada uma delas. Ao mesmo tempo, as representações dos fundos sociais mantiveram reuniões para tratar de assuntos do setor e do estreitamento de relações visando a realização de ações conjuntas, conforme programação preparada pela entidade anfitriã, o Fundo Social de Santos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VLT

Segurança no VLT em 2023 é luz no fim do túnel para moradores do José Menino

Por inúmeras vezes, em reportagens, Associação apontou ponto de usuários de drogas e rota de fuga para assaltantes

SÃO PAULO FC

São Paulo cede empate ao América-MG, mas avança à semifinal da Copa do Brasil

Classificado, o time de Rogério Ceni vai encarar na semifinal o Flamengo, que venceu o confronto contra o Athletico-PR para chegar à semifinal.

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software