Hospital de Cubatão convoca doadores de sangue para reforçar estoques e salvar vidas na Semana do Doador

Esta semana comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue

Comentar
Compartilhar
23 NOV 2020Por Da Reportagem18h05
Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos podem fazer a doação, desde que seus pais estejam presentesFoto: Agência Brasil

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hospital de Cubatão (HC) realiza, nesta semana (23 a 28), uma campanha especial para reforçar a importância da doação de sangue e estimular doadores voluntários, convocando-os a comparecer à unidade.

Administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas nas áreas da Saúde e Educação, o Hospital de Cubatão conta com banco de sangue para abastecer o estoque da unidade, e nesse momento da pandemia foram adotadas todas as medidas necessárias de prevenção à Covid-19.

De acordo com a médica hematologista do HC, Gabriela de Luca Oliveira, sempre há a necessidade de manutenção dos estoques. "Precisamos contar com as doações constantes para evitarmos o comprometimento do estoque e a capacidade do serviço em atender às necessidades transfusionais dos nossos pacientes. E, nessa data especial queremos agradecer aos voluntários e reforçar a importância de termos sempre pessoas doando sangue".

Se você já é um doador ou deseja se tornar um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. O agendamento pode ser realizado pelo telefone 13 - 3388 4887. A doação é realizada no setor de Hemoterapia, de forma rápida e segura. O setor de Hemoterapia funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e no sábado, das 8h às 11h.

"Essa será uma semana especial, uma oportunidade para que possamos agradecer e valorizar aqueles que realizam esse gesto de solidariedade e são importantes para ajudar que outras pessoas continuem sorrindo", conclui Gabriela.


Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, para ser doador de sangue, é preciso:

·        Estar em boas condições de saúde;

·        Ter entre 18 e 60 anos; acima de 60 anos pode doar, desde que já tenha feito alguma doação antes.

·        Pesar mais que 50 quilos (desconsiderar roupas e calçados);

·        Consentimento formal (não precisa ser registrado em cartório);

·         Ter comportamento sexual seguro (parceiro(a) sexual fixo(a) e único(a) por, no mínimo, doze meses consecutivos).

Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos podem fazer a doação, desde que seus pais estejam presentes. A doação sem a presença de um dos genitores só poderá acontecer com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório do genitor ausente.