X

Cubatão

Grupo Rinascita realiza Ensaio Aberto nesta quarta-feira (16) na Biblioteca Municipal de Cubatão

É uma boa oportunidade para a comunidade conhecer a Música Antiga interpretada pelo grupo

Da Reportagem

Publicado em 15/10/2019 às 13:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Grupo Rinascita de Música Antiga realiza nesta quarta-feira (16), às 9h30, Ensaio Aberto para a comunidade. Será no auditório da Biblioteca Central de Cubatão (Av. Nove de Abril, 1977), com entrada gratuita.

A ideia é ensaiar com platéia para que as pessoas tenham a oportunidade de acompanhar o trabalho dos músicos, fruto de muito estudo. As canções interpretadas por eles são fruto de muita pesquisa, uma vez que é um recorte musical de uma época: dos períodos barroco, renascentista e medieval, da produção musical feita entre os séculos XIV e XVI na Europa.

"Temos uma vasta compilação de músicas de vários países europeus dessa época e toda interpretação é fruto de muito estudo do período histórico. A utilização de instrumentos musicais réplicas daqueles usado no passado também é um desafio para cada músico", afirma André Farias que assina a direção artística do grupo.

Criado dentro do então Conservatório Musical de Cubatão – hoje Escola Técnica de Música e Dança, de um grupo avançado de estudos, o Rinascita foi oficializado pela Prefeitura de Cubatão e integrar hoje os Corpos Estáveis do município. Em 2010 foi tombado como bem imaterial da cidade.

Formado por 16 integrantes, apresenta a Música Antiga por meio de instrumentos como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, cello barroco, famílias de flautas doces, percussão renascentista e gaita de fole.

Agenda – No dia 24, às 14h, o Rinascita se apresenta na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Federal São Paulo (Rua Maria Cristina, 50), no Casqueiro.

Novo modelo de gestão – A Banda Sinfônica de Cubatão, Cia de Dança, Coral Zanzalá, Coral Raízes da Serra, Banda Marcial e Corpo Coreográfico, e Grupo Rinascita fazem parte dos Grupos Artísticos de Cubatão que retomaram as atividades em agosto deste ano com um novo modelo de gestão. Agora, os Corpos Estáveis funcionam por meio de dois termos de fomento. Os recursos serão destinados pela Prefeitura às organizações sociais civis sem fins lucrativos Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC) e Associação de Amigos da Banda Marcial de Cubatão (Asabamc).

Os Grupos serão mantidos até o fim do ano por meio de emendas impositivas da Câmara direcionadas pelos vereadores Érika Verçosa, Wilson Pio, Rodrigo Ramos Soares (Alemão), Ivan Hildebrando, Anderson de Lana Andrade e Marcio Silva Nascimento (Marcinho), com aditivo financeiro da Secretaria Municipal de Cultura. Com isso, todos os participantes dos Grupos passam a ser microempreendedores individuais (MEI), fortalecendo os artistas e gerando a profissionalização.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter