GOVERNO SAUDE

Fundo de Cubatão entrega mochilas a estudantes

Famílias carentes foram contempladas nesta segunda-feira (3)

Comentar
Compartilhar
04 FEV 2020Por Da Reportagem11h18
As famílias participantes receberam ainda ingressos de cortesia para os brinquedos do Diverland ParkFoto: Thiego Barbosa / Prefeitura Municipal de Cubatão

A tarde chuvosa não impediu o comparecimento de dezenas de famílias nesta segunda-feira (3) ao Parque Anilinas, onde o Fundo Social de Solidariedade do Município (FSS) realizou a entrega de mochilas doadas pelo Governo Paulista, além de meias infantis resultantes de doações feitas por munícipes de Cubatão.

Como explicou o prefeito Ademário Oliveira – que no ato representou a primeira-dama e presidente do FSS, Adeíza Monteiro Oliveira –, as mochilas, com a marca do governo estadual, são remanescentes de ações estaduais realizadas em anos anteriores e tinham sido repassadas ao Fundo Social paulista. Os municípios que se interessaram participaram de uma partilha, sendo beneficiados proporcionalmente, como ocorreu no caso de Cubatão.

"Não se trata de material escolar, como chegou a ser divulgado em redes sociais, muito menos uniformes. Trata-se apenas de uma pequena quantidade de mochilas que o Município recebeu e está repassando às famílias mais carentes", disse o prefeito.

Ele observou ainda que a escolha dos beneficiados, como é praxe no Fundo Social, foi baseada em diversos critérios técnicos destinados a localizar as famílias com maior risco de vulnerabilidade social: ser participante de programas sociais como o Bolsa-Família, ter renda mínima, família numerosa, idosos, pessoas adoentadas, gestantes, crianças pequenas, estudantes matriculados na rede escolar cubatense etc. – respeitando ainda uma distribuição geográfica de residências que procurasse contemplar todo o Município.

No ato, que contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Antonio Martins Ribeiro (responsável pelas instalações do Parque Anilinas), e do diretor do Departamento de Segurança Urbana e Vigilância Patrimonial, Adenilson Amorim, foram registrados agradecimentos especiais às equipes policiais (Operação Delegada) e Samu 192, que deram apoio ao público, bem como à técnica Maria Elizabeth Falcão da Silva Araújo, representante regional do Fundo Social paulista, que auxiliou no cumprimento dos critérios de admissibilidade para o Município receber essa doação.

As famílias participantes receberam ainda ingressos de cortesia para os brinquedos do Diverland Park, que permanecem no Parque Anilinas até o final deste mês. A empresa havia oferecido que as crianças brincassem durante o evento – como vários munícipes citaram, para algumas delas seria a primeira vez que o fariam –, e a equipe estava posicionada para atendê-las, mas a chuva contínua levou à suspensão da atividade para segurança das próprias crianças, e assim a empresa tomou a iniciativa de oferecer os ingressos às famílias que estivessem no evento.