Festival 'Música na Serra' vai até dia 5 em Cubatão

Comentar
Compartilhar
03 JUL 2019Por Da Reportagem10h05
Atividades acontecem na Cota 200Foto: Divulgação/Programa Cubatão Sinfonia

De 3 a 5 de julho acontece em Cubatão o Festival "Música na Serra" com uma série de atividades artísticas e voltadas para a formação musical. Realizado pelo Programa Cubatão Sinfonia, tem por objetivo oferecer atividades culturais de qualidade aos alunos atendidos e acontece na sede do projeto (Av. Principal, 1016), na Cota 200.

Nesta quarta-feira (3), as atividades têm início às 14h com a oficina sobre cuidados com instrumentos de cordas friccionadas com o luthier Vitor Gomes. A aula é direcionada a alunos de violão, violino, violoncelo e demais instrumentos de cordas. Às 15h, o destaque é o workshop "As artes circenses no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes" ministrado pela professora Carla Rodrigues.

No dia 4/7, a partir das 13h30, haverá palestra com os professores Sandro Matos e Wilson Melo com o tema "A evolução dos instrumentos de sopros no período medieval, renascentista e atual". Às 14h30, apresentação especial do Trio Taormina. A tarde cultural encerra-se às 15h30, ao som da Orquestra Cubatão Sinfonia, com regência do maestro André Farias.

Na sexta-feira, 5, último dia de evento, haverá a oficina "Pandeiro no choro" com o professor Márcio Lopes às 13h30. A capacitação para professores e pais é destaque na palestra "Ampliação da escuta" com ministração de Maria Teresa Loduca a partir das 14h30. Loduca é mestre em educação pela Universidade de São Paulo – USP e trompista da Orquestra Municipal de Santos desde sua fundação.

Às 16h acontece o encerramento do Festival com apresentação especial do Quarteto Martins Fontes. Formado por instrumentistas de grande experiência, componentes da Orquestra Municipal de Santos, tem tradição na região. Integram essa apresentação com estilo ímpar os músicos: Ulisses Nicolai (primeiro violino), Adonai Ribeiro (violino), Erlon Silva Lima (viola) e Rossana Nicolai (violoncelo).

O Festival teve início no último dia 26, na Capela São Pedro, na Cota 200, com a apresentação da Camerata de Violões e dos alunos de clarinete do Programa Cubatão Sinfonia. "Há 8 anos realizamos esse festiva, que já se tornou tradição. Nosso intuito é proporcionar uma formação diferenciada aos estudantes e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para que a comunidade acompanhe o que desenvolvemos no Cubatão Sinfonia", explicou Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa.

Programa Cubatão Sinfonia – Está completando 11 anos de atividades ininterruptas.  Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música – clarinete, flauta, saxofone, trompete, trombone, trompa, percussão, violão, cordas para orquestra, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Conta com patrocínio da Copebras – CMOC International Brazil, Petrocoque e Bequisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cidadania), além do apoio da Prefeitura de Cubatão.

As atividades são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever e deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

Desde 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Colunas

Contraponto