Cotidiano

Festival Música na Serra começa terça-feira (26) em Cubatão

Projeto traz apresentações de artistas convidados, dos alunos do Programa Cubatão Sinfonia e bate-papo virtual

DA REPORTAGEM

Publicado em 22/07/2022 às 15:05

Atualizado em 22/07/2022 às 15:08

Compartilhe:

Festival Música na Serra começa terça-feira (26) em Cubatão / Foto: Prefeitura de Cubatão

O Programa Cubatão Sinfonia realiza na próxima semana mais uma edição do Festival Música na Serra. De 26 a 29 de julho, a partir das 18h30, vai ter música, dança e bate-papo cultural nas páginas oficiais do Programa no Facebook e no YouTube (facebook.com/programacubataosinfonia e youtube.com/programacubataosinfonia). Realizado totalmente on-line, a ideia do Festival é divulgar o trabalho sociocultural junto à comunidade e oferecer uma atividade extra aos alunos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na terça-feira (26) a abertura será do multi-instrumentista Gutto e o tema é música em jogos eletrônicos. Além de tocar composições eternizadas em games mundialmente conhecidos, o artista vai falar um pouco sobre a influência deste estilo. Haverá apresentação dos estudantes do núcleo de música do Programa na Escola Estadual Afonso Schmidt e da classe de saxofone do núcleo Cota 200.

Na quarta-feira, dia 27, o produtor cultural Tiago Pereira traz o bate-papo "Voz das Quebradas" em que aborda a linguagem dos filmes nacionais e sua estreita ligação com o dia a dia das áreas de periferia. Os estudantes de flauta e clarinete realizam audição mostrando tudo o que aprenderam até agora e, pra encerrar, a Camerata de Violões do Cubatão Sinfonia interpreta grandes sucessos da música nacional e estrangeira.

A importância das trilhas sonoras na Televisão e Cinema será o tema da palestra no terceiro de dia de Festival, na quinta-feira (28), com os professores Alexandre Blume e Germano Blume. Vai ter apresentação de dezenas de alunos do Programa: grupo de violinos, grupo de percussão e bateria, e as alunas de balé. A noite termina ao belo som do convidado Ipupiara, grupo musical formado pelos artistas Eder Crispim, Alexandre Blume e Germano Blume.

O último dia de Festival, 29 de julho, traz um apanhado do que aconteceu durante a semana em live especial com participação de Marcelo Alves, produtor artístico do projeto, e da jornalista Morgana Monteiro.

"O Música na Serra já virou tradição: há 12 anos realizamos o festival que é sempre recheado de boa música, dança e convidados especiais. A atividade marca o meio do ano letivo e funciona como uma inspiração e motivação para que alunos e equipe técnica continuem trocando experiência e transformando suas vidas por meio da arte", afirma Leandro Sampaio, coordenador do Programa Cubatão Sinfonia juntamente com Eder Crispim.

Mais sobre o Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas gratuitas de música, musicalização infantil, canto coral e dança/expressão corporal. Este sonho sociocultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via lei de incentivo à Cultura por meio da da Secretaria Especial da Cultura ligada ao do Ministério do Turismo, Conta com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura Municipal de Cubatão.

Desde de 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes residentes nas Cotas e outros bairros próximos, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. A ideia é oferecer atividades artístico-culturais a jovens de áreas de vulnerabilidade social. Atualmente são quase 200 estudantes cadastrados na sede que funciona na Cota 200 e também nos braços do Programa que atua em escolas estaduais no Jardim Real (Bolsão Nove) e no Centro.

Em 2012 o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna na categoria "Ação Cultural e Entretenimento". O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja quais foram os bairros com mais roubos de celular em Praia Grande; confira

Dados foram coletados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Cotidiano

Free Flow registra mil motoristas irregulares por dia; sistema atende Litoral de SP

Pesquisa foi feita em uma região que já opera com o novo modelo de pedágio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter