SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Festival de teatro de Cubatão lança edital para seleção de espetáculos

Com o tema ‘Mangue: Terra Comum’, festival recebe inscrições até o dia 15 de abril

Comentar
Compartilhar
03 ABR 2020Por Da Reportagem18h30
A produção do festival selecionará seis espetáculos para a Mostra RegionalFoto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cubatão

Com o objetivo de criar reflexões sobre a vida à margem, apontando para a falta de atenção aos munícipes e a ausência de políticas que gerem condições que assegurem os direitos básicos, refletindo a temática ‘Mangue: Terra Comum’, o Festival de Teatro de Cubatão (FESTAC) anuncia a realização de sua 17ª edição sem data definida por conta da epidemia da Covid-19, em oito bairros centralizados à margem de Cubatão.

O edital já está disponível e produções interessadas deverão se inscrever até o dia 15 de abril, exclusivamente por meio do endereço do projeto. A plataforma virtual traz todos os detalhes sobre documentos e materiais necessários, bem como especificações técnicas e informações sobre cachês de participação. 

A produção do festival selecionará seis espetáculos para a Mostra Regional, considerando que ao menos metade dos selecionados sejam grupos locais. Outros dois espetáculos do estado de São Paulo serão convidados para compor a programação. 

Ao focar a reflexão sobre a vida à margem e levar o festival para os bairros Vila Esperança, Cota 200, Pilões, Pinhal do Miranda, Vila dos Pescadores, Ilha Caraguatá, Jardim Nova Repúbica e Mantiqueira , o 17º FESTAC amplia a discussão sobre a importância da arte pública que acesse todos os espaços, além da criação de plateias na cidade.

“Nesta edição, temos uma proposta de realizar um festival de teatro que reflita a questão desse 'mangue-cidade'. Além da mostra teatral, teremos formativas nos bairros, uma programação paralela envolvendo outras atividades artísticas e ações territoriais que dêem conta de aproximar artistas e público e dialogar sobre esse lugar comum chamado Cubatão. Será a primeira vez na história da cidade que um festival de teatro acontecerá integralmente fora do centro, justamente num momento pós pandemia, em que acreditamos que a necessidade da aproximação estará ainda mais pulsante na sociedade. Nosso trabalho é para que durante esses nove dias de evento possamos promover encontros potentes e festivos e que venham a se desdobrar para além da realização do festival e que possam aproximar ” destaca Sander Newton, um dos organizadores do festival. Todas as sessões serão gratuitas, contemplando diferentes públicos.

O 17º FESTAC é uma parceria entre dos coletivos e grupos de Cubatão, sendo eles: Galpão Cultural, Cia Art&Manha, Flair Produção Cultural, Coletivo 302, Coletiva U[z]ina Utópica, Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua, Valsa para Lua, artistas independentes e Teatro do Kaos. A realização conta ainda com uma emenda parlamentar do vereador Rafael Tucla, através do Teatro do Kaos.