Cubatão

Festão de Cubatão começa nesta sexta (21); confira a programação

Evento contará com muita música, dança, comidas típicas de quermesse e até Show de Calouros

Da Reportagem

Publicado em 19/06/2024 às 22:40

Comentar:

Compartilhe:

A programação musical ainda está sendo definida, mas vai contar com artistas de renome e bandas locais para abertura dos shows / Divulgação/PMC

Previsto para começar nesta sexta-feira (21), em Cubatão, até o dia 14 de julho, o 'Festão de Cubatão' que marcará o Kartódromo Municipal com ponto de encontro de famílias com música, dança, comidas típicas de quermesse e até Show de Calouros. 

Em uma área de 3 mil m², foi construída para abrigar o evento, o Festão terão seus portões abertos às 18h, sempre de sexta a domingo, com entrada gratuita e acesso pelas Ruas Bernardo Pinto e Ana Dias (lateral da UME Princesa Isabel).A primeira entrada na Rua Bernardo Pinto será VIP, para profissionais da Imprensa e pessoas com deficiência (PCD), havendo lugar destinado para PCD, sendo as vagas limitadas.

A programação musical ainda está sendo definida, mas vai contar com artistas de renome e bandas locais para abertura dos shows. Mas já é possível antecipar a primeira grande atração neste sábado (22): a dupla sertaneja Munhoz e Mariano, que sobe no palco às 21h. Naturais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Raphael (Munhoz) e Ricardo (Mariano), são amigos de infância e começaram a tocar por hobby em um boteco da cidade. E foi assim, na brincadeira, dois violões e 2 microfones ligados em uma pequena caixa de som, que os sertanejos conquistaram notoriedade nacional. Embarcando seu primeiro hit em 2012, o single "Camaro amarelo" atingiu a primeira posição na Crowley Charts, ranking oficial das músicas mais escutadas no Brasil, emplacando diversos sucessos nos anos seguintes. Em 2023, a dupla lançou DVD marcando 15 anos de carreira e lançando canções como "Eu nasci pra isso" e "Derramando Lágrimas".

Delícias juninas e bela homenagem ao filho ilustre de Cubatão – O espaço contará com 30 barracas de empreendedores que servirão as delícias típicas do inverno e das festas juninas e serão coordenadas por associações beneficentes e pelo pessoal da Feira Criativa. Será a oportunidade de curtir as apresentações de bandas, cantores sertanejos e de pagode, quadrilhas juninas regionais e se alimentar com refeições para aquecer o coração.

O filho mais ilustre de Cubatão, o escritor Afonso Schmidt, será homenageado nessa edição do 'Festão'. Um livro tamanho gigante e uma estátua do artista farão parte da festa, servindo como ponto instagramável. Um QR code irá direcionar o público para uma página recheada de conteúdo sobre o autor. A ação faz parte da '50ª Semana Afonso Schmidt' comemorada sempre em junho e que celebra a vida e obra de Schmidt e sua importância para a literatura brasileira.

Jornalista, romancista e poeta, Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em Cubatão, falecendo em 3 de abril de 1964. Desde a juventude, realizou trabalhos no intercâmbio da Europa e Brasil. Dirigiu o carioca 'Jornal do Povo' e, na capital paulista, atuou nos jornais 'Folha da Noite', 'Folha da Manhã' e 'O Estado de São Paulo', entre outras publicações. Premiado pela União Brasileira de Escritores, membro da Academia Paulista de Letras e sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas do Estado de SP, Schmidt tem uma trajetória notória como autor dos romances 'Zanzalá', 'A Locomotiva: a Outra Face da Revolução de 1932', 'A Marcha: Romance da Abolição', 'Colônia Cecília', 'O Romance de Paulo Eiró', 'São Paulo de Meus Amores'.

Estrutura – A Prefeitura de Cubatão preparou o Kartódromo Municipal com infraestrutura completa: uma área coberta, palco, som e iluminação de última geração. O local também tem banheiros químicos espalhados pela festa, posto da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de atendimento de emergência em saúde com ambulância.

Em todos os acessos haverá revista obrigatória como medida de segurança, por isso, a Prefeitura orienta que o público chegue antes do horário programado para os shows. Será proibida a entrada no Kartódromo como cooler, garrafas de vidro, materiais cortantes ou pontiagudos, armas de qualquer espécie e fogos de artifício. Também haverá presença ostensiva da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM). Agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) estarão nas proximidades, orientando motoristas e população. As ruas próximas ao Kartódromo serão isoladas para tráfego de veículos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter