X

Cubatão

Famílias da Ilha Caraguatá serão removidas para a construção de canal

Moradores reclamam que foram notificados apenas no dia do cadastro das residências; Estado afirma que canal é importante para solucionar casos de enchente do bairro

Luana Fernandes

Publicado em 10/02/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Imagem meramente ilustrativa; foto de arquivo / Arquivo/DL

Os moradores da Rua Cubatão, na Ilha Caraguatá, em Cubatão, estão colhendo assinaturas para um abaixo-assinado contra a remoção de 57 famílias do local para a construção de um canal para um sistema de drenagem que vão sanar as enchentes que assolam o bairro.

Segundo o grupo, o anúncio foi uma surpresa. “Foi todo mundo pego de surpresa. Teve uma reunião pela manhã para falar sobre a remoção e à tarde eles estavam colocando placas. Antes só 17 casas seriam retiradas, hoje já são 57”, afirmou um dos moradores, Leandro Alquino.

Priscila dos Santos, outra moradora da via, também foi pega de surpresa. “Só fomos notificados no dia do cadastro. Eles querer dar um auxílio-aluguel de R$ 400, mas as casas dessa rua tem mais de 30 anos”, reclama.

Segundo os moradores, as casas que serão removidas da Rua Cubatão foram numeradas. “Foram em nossas casas, pregando uma numeração, dizendo que teríamos que sair para a construção de um canal para o sistema de drenagem dos prédios do CDHU que ainda vão construir”, explicou Leandro. Ele afirma ainda que, além do auxílio-aluguel, os moradores também receberam a promessa de serem contemplados com uma nova moradia.

Questionada pela reportagem do Diário do Litoral, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informou através de nota que está construindo o conjunto Cubatão K, com previsão de 698 unidades habitacionais destinadas à realocação de famílias de áreas de risco nos bairros Cotas e Água Fria, cadastradas no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

“A implantação do canal de drenagem segue as diretrizes do Plano Municipal de Macrodrenagem e é essencial para mitigar as recorrentes enchentes na região, inclusive na Ilha de Caraguatá. A obra foi dimensionada para a drenagem eficiente contemplando inclusive futuras expansões urbanas”, explica a CDHU.

Ainda segundo a companhia, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) fará as obras do canal logo após a remoção das famílias pela Prefeitura Municipal de Cubatão, órgão responsável também pelo auxílio moradia. O empreendimento está em execução por meio de convênio entre a CDHU, a Prefeitura de Cubatão, o DAEE e a Sabesp.

Também contactada pela reportagem, a Prefeitura de Cubatão informou que está realizando, por meio da Secretaria de Habitação, levantamento completo sobre as obras da Rua Cubatão e os impactos que devem trazer à comunidade local.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ATRAÇÃO NO LITORAL

São Vicente terá maior fonte interativa da Baixada Santista

Na noite desta sexta-feira (24) o novo equipamento foi acionado pela primeira vez

Diário Mais

Tá chovendo? Veja dicas para aproveitar o final de semana em casa

O DL te mostra como curtir o sábado mesmo em casa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter