X

Cubatão

Escolas de Cubatão terão monitoramento 24 horas

Instalação dos equipamentos está em andamento e visa coibir furtos e vandalismo nas unidades de ensino

Da Reportagem

Publicado em 28/01/2020 às 10:20

Atualizado em 28/01/2020 às 11:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Escola Ulysses Guimarães, em Cubatão, deverá receber monitoramento / FlickR / Prefeitura Municipal de Cubatão

A Prefeitura Municipal de Cubatão por meio da Secretaria de Educação firmou contrato com a empresa MGA Tecnologia de Segurança Ltda., após vencer o processo licitatório (na modalidade pregão eletrônico), para a instalação de equipamentos e serviço de monitoramento 24 horas das unidades municipais de ensino do município. A previsão é que a instalação se inicie na próxima segunda-feira (3 de fevereiro) e em até 60 dias o serviço seja concluída.

A empresa contratada fornecerá e implantará equipamentos de monitoramento eletrônico em todas as unidades de ensino, na Escola Técnica de Musica e Dança Ivanildo Rebouças da Silva e no Polo Uab-Univesp Cubatão/SP – Centro Municipal de Educação a Distância.

A infraestrutura do sistema será composto por centrais, que, caso acionado, disparam alarmes sonoros e da Central de Monitoramento entram em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESEG), que de imediato, repassa o chamado para a Policia Militar se houver qualquer tipo de movimentação captada e assim, averiguar se está tudo em ordem nas escolas. A Seduc será informada de todos os acionamentos e também acompanhará os serviços por relatório escrito de todos os procedimentos em cada ocorrência.

Os itens e tecnologia utilizados serão considerados conforme a peculiaridade de cada local, visando à amplitude e tamanho dos próprios públicos:

– central monitorada: este equipamento é o núcleo do seu conjunto de dispositivos. O grande diferencial deste produto, em termos de eficácia, é o monitoramento 24 horas. Com este modelo, a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que acompanha os registros do sistema de alarme.

– sensores de infravemelho: podem medir o calor de um objeto, bem como detectar movimento.

– sensores função PET: realiza a compensação automática de temperatura e peso referente a animais com até 30 quilos.

– sensores sem fio: sistemas de alarme para detecção de aberturas não autorizadas ou arrombamentos de portas, janelas, gavetas e cofres. Contratada pelo prazo de 12 meses, prorrogáveis nas formas previstas em lei.

O secretário-adjunto de Educação Cesar Gaia destacou a importância do serviço: "É essencial aplicar, de forma cada vez mais intensa, a tecnologia em todos os processos em que isso seja possível. Dessa forma não só conseguimos otimizar a aplicação dos recursos públicos, como, nesse caso específico, ter maior abrangência no controle e segurança das unidades, gerar relatórios mais precisos e o mais importante para nós neste momento, buscar melhorar o bem-estar, tranquilidade para o corpo docente e discente e assim, dar mais qualidade no ensino de nossa rede municipal".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter