SEDUC

Equipe do SAMU de Cubatão faz parto na Vila Esperança

Chamado ocorreu na noite deste sábado; menos de 10 minutos após a ligação, equipe estava no local e atendeu a mãe e a criança

Comentar
Compartilhar
15 SET 2019Por Da Reportagem18h33
Equipe do SAMU de Cubatão realizou um parto na noite do último sábadoFoto: Divulgação/Inst Alpha

A equipe do SAMU de Cubatão, que é administrado pelo Instituto Alpha, realizou, na noite de sábado (14), um parto. Graças ao rápido atendimento e o cumprimento de todos os procedimentos, a mamãe conseguiu dar a luz tranquilidade e o bebê, que é um menino, veio ao mundo com muita saúde. Até o momento do parto, a família ainda não havia definido qual seria o nome do recém-nascido.

O médico intervencionista do SAMU de Cubatão, Guilherme Santoro Bagnatori, foi o responsável por conduzir da equipe que fez o atendimento. Ele conta que, por volta de 22h12 foi feito o chamado na base. “Nossos operadores de rádio TARMS prontamente atenderam e entenderam a situação. Disseram que o trabalho de parto estava avançado. Eles me acionaram, passei todos os detalhes para o solicitante e acionei a nossa equipe. Tranquilizamos a família e fomos ao local”.  Enquanto Guilherme foi ao atendimento, o médico Higor Oliveira permaneceu na base em contato, por telefone, com a família, prestando todas as orientações.

Duas ambulâncias chegaram à residência, na Vila Esperança, menos de 10 minutos após a ligação. “Priorizamos esse atendimento rápido junto com as orientações corretas para conseguirmos sempre os melhores resultados”, salienta Bagnatori, recordando que essa é uma orientação da equipe do Instituto Alpha. 

Ao chegar, a equipe encontrou a mãe deitada conforme a orientação que fora passada pelos atendentes do SAMU, junto com panos limpos. “Fizemos o procedimento inicial com muito cuidado, fizemos o parto, limpamos o recém-nascido com panos limpos, o colocamos na manta térmica o levamos, junto com a mãe, para o Hospital de Cubatão. Mas ambos estavam muito bem, com saúde”, destacou.

O médico disse que já participou de situações parecidas tempos atrás. Mas que é sempre uma grande emoção participar de um parto. “A sensação é muito boa, pois estamos acostumados a lidar diariamente com questões mais duras, sempre lutando para salvar vidas. Neste caso, nós nos lidamos e trabalhamos para promover o nascimento de uma vida. Foi algo incrível e satisfatório, pois mãe e filho estão bem e saudáveis. Isso faz nosso trabalho valer a pena, nos recompensa”, reforçou, Bagnatori. 

Ele lembra que outro fator importante para o sucesso do atendimento foi a agilidade no atendimento. “Chegamos lá em menos de 10 minutos. Temos um dos melhores índices de tempo/resposta aos atendimentos entre os SAMU da Região, e isso faz a diferença neste trabalho de salvar vidas”.