X

Cubatão

Equipe do SAMU de Cubatão faz parto na Vila Esperança

Chamado ocorreu na noite deste sábado; menos de 10 minutos após a ligação, equipe estava no local e atendeu a mãe e a criança

Da Reportagem

Publicado em 15/09/2019 às 18:33

Atualizado em 15/09/2019 às 18:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipe do SAMU de Cubatão realizou um parto na noite do último sábado / Divulgação/Inst Alpha

A equipe do SAMU de Cubatão, que é administrado pelo Instituto Alpha, realizou, na noite de sábado (14), um parto. Graças ao rápido atendimento e o cumprimento de todos os procedimentos, a mamãe conseguiu dar a luz tranquilidade e o bebê, que é um menino, veio ao mundo com muita saúde. Até o momento do parto, a família ainda não havia definido qual seria o nome do recém-nascido.

O médico intervencionista do SAMU de Cubatão, Guilherme Santoro Bagnatori, foi o responsável por conduzir da equipe que fez o atendimento. Ele conta que, por volta de 22h12 foi feito o chamado na base. “Nossos operadores de rádio TARMS prontamente atenderam e entenderam a situação. Disseram que o trabalho de parto estava avançado. Eles me acionaram, passei todos os detalhes para o solicitante e acionei a nossa equipe. Tranquilizamos a família e fomos ao local”.  Enquanto Guilherme foi ao atendimento, o médico Higor Oliveira permaneceu na base em contato, por telefone, com a família, prestando todas as orientações.

Duas ambulâncias chegaram à residência, na Vila Esperança, menos de 10 minutos após a ligação. “Priorizamos esse atendimento rápido junto com as orientações corretas para conseguirmos sempre os melhores resultados”, salienta Bagnatori, recordando que essa é uma orientação da equipe do Instituto Alpha. 

Ao chegar, a equipe encontrou a mãe deitada conforme a orientação que fora passada pelos atendentes do SAMU, junto com panos limpos. “Fizemos o procedimento inicial com muito cuidado, fizemos o parto, limpamos o recém-nascido com panos limpos, o colocamos na manta térmica o levamos, junto com a mãe, para o Hospital de Cubatão. Mas ambos estavam muito bem, com saúde”, destacou.

O médico disse que já participou de situações parecidas tempos atrás. Mas que é sempre uma grande emoção participar de um parto. “A sensação é muito boa, pois estamos acostumados a lidar diariamente com questões mais duras, sempre lutando para salvar vidas. Neste caso, nós nos lidamos e trabalhamos para promover o nascimento de uma vida. Foi algo incrível e satisfatório, pois mãe e filho estão bem e saudáveis. Isso faz nosso trabalho valer a pena, nos recompensa”, reforçou, Bagnatori. 

Ele lembra que outro fator importante para o sucesso do atendimento foi a agilidade no atendimento. “Chegamos lá em menos de 10 minutos. Temos um dos melhores índices de tempo/resposta aos atendimentos entre os SAMU da Região, e isso faz a diferença neste trabalho de salvar vidas”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter