10 de Outubro de 2024 • 04:08
Cubatão
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
César Nascimento (PSD) foi eleito vereador por três mandatos / Divulgação
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato César (PSD) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Cubatão. O prefeiturável foi eleito vereador por três mandatos e atuou como Secretário de Governo durante o comando de Ademário Oliveira (PSDB).
César Nascimento: “As ações na área de saúde, durante a gestão do prefeito Ademário foram enormes. Reabrimos o Hospital, ampliamos o número de leitos. Inauguramos um complexo de saúde mental, que inclui nossos CAPS, inclusive com atendimento especializado para nossas crianças e adolescentes. Inauguramos uma nova Policlínica e transformamos um prédio em ruínas do antigo teatro em um centro de alta complexidade de terapia renal e tratamento oncológico. Entregaremos neste ano o AME, que será um grande salto na Saúde. Ampliamos e construímos novas UBSs. E na minha gestão continuaremos avançando. A Faculdade de Medicina será integrada ao Hospital. Vamos digitalizar o nosso sistema de saúde e criaremos um aplicativo para marcação de consultas e acompanhamento de exames. Criarei o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso e vou ampliar nossa rede de exames e diagnósticos. Nenhum cubatense vai precisar esperar mais do que 15 dias para passar por uma consulta ou fazer um exame na rede de Saúde Municipal”.
César: “Eu tenho uma meta de que, até o final de 2026, todas as nossas escolas sejam de período integral. Vamos oferecer atividades culturais e esportivas no período complementar, além de ampliar o atendimento às creches, inclusive com a criação de creches noturnas, e a criação de um ENEM Municipal, que vai avaliar constantemente a evolução dos nossos alunos. Uma novidade na grade curricular será a inserção das disciplinas Empreendedorismo e Economia Criativa, porque temos que trabalhar de uma forma mais abrangente e adequada aos dias atuais, inclusive com o tema mudanças climáticas e Agenda 2030 no currículo escolar da rede de ensino. Iremos reestruturar o Centro de Apoio Profissional e Formação Continuada, com técnicos em todas as disciplinas. Vamos continuar apostando em tecnologia, ampliando o número de lousas e mesas digitais e oferecendo acesso ao educador às ferramentas mais modernas disponíveis. A Educação é o pilar de tudo e, no nosso governo, ela terá toda a atenção que merece”.
César: “Nos próximos 10 anos, com a conclusão de nossos projetos de urbanização, vamos universalizar o acesso ao saneamento básico, como abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto. O que trará ainda mais vida para os nossos rios e manguezais. Estamos concluindo o plano de arborização, que transformará nossas áreas urbanas. Com isso, poderemos plantar árvores de forma inteligente, informatizando os dados das árvores nas áreas urbanas, proporcionando acesso imediato às informações sobre elas, como nome científico e popular, idade aproximada etc. Criaremos o Prêmio Cubatão Sustentável, visando incentivar a participação de todos no desenvolvimento ambiental da cidade, com foco em projetos socioambientais. Enquanto secretário de Governo, dei início a um estudo para incentivar o uso de fontes de energia limpa e renovável, que será concluído no meu mandato. Vamos trazer investimentos sustentáveis para Cubatão, provando que a economia e o cuidado com meio ambiente podem andar juntos”.
César: “A nossa cidade é fragmentada, cortada por rodovias. Vamos implantar um Plano de Mobilidade Urbana, para integrar toda a Cidade. Nos últimos anos tivemos grandes avanços. A partir de 2025 a Vila dos Pescadores não ficará mais isolada pela linha férrea. O viaduto já está pronto e no meu governo vamos reconstruir toda a Avenida Ferroviária, fazendo com que a saída e chegada ao bairro seja muito mais fácil. Cubatão é uma cidade praticamente plana, por isso incentivaremos o uso da bicicleta como meio de transporte, com uma malha cicloviária extensa. O cubatense poderá transitar por todos os bairros de uma maneira segura. Com o início das atividades do Terminal Tático do Jardim Casqueiro, vamos conseguir integralizar a rede de transporte municipal aos ônibus intermunicipais e lutarei para que a nossa cidade seja interligada aos municípios vizinhos por linhas de BRT. Vivemos em uma região metropolitana e as soluções para a nossa mobilidade têm de ser tomadas em conjunto”.
César: “No próximo ano teremos mais de 2 mil câmeras de monitoramento inteligentes espalhadas por toda a cidade interligadas com os sistemas das polícias Civil e Militar, isso dará ainda mais sensação de segurança para a população, inibindo a ação de criminosos. Foi no atual governo que criamos a Guarda Municipal e vamos dobrar o número de agentes até o fim do meu mandato. A Operação Delegada também é uma importante ferramenta de combate à criminalidade. Hoje Cubatão é a cidade que paga o maior pró-labore aos Policiais Militares que trabalham em seus dias de folga e pretendemos ampliar ainda mais. Estamos dando toda a infraestrutura para as polícias na Cidade. No meu governo entregarei uma nova Companhia de Polícia para a PM. Será um prédio amplo, moderno pensado para receber uma unidade de segurança no Jardim Casqueiro. Também teremos novas delegacias de polícia modernas na Avenida Beira Mar. Pode ter certeza que Cubatão será a cidade mais segura da Baixada Santista”.
César: “É inegável que a força do Polo Industrial ainda é extremamente importante para nós, mas não pode ser mais considerada como o único grande motor de desenvolvimento e gerador de empregos. É preciso nos reinventarmos, incrementando o Turismo, a Cultura, a Economia Solidária e incentivar as pequenas e médias empresas. Para fomentar esse desenvolvimento econômico criaremos o Banco do Povo Municipal para que o empreendedor que abre sua atividade comercial possa contar com apoio financeiro inicial. Vamos investir para fazer de Cubatão um Polo Tecnológico. Criaremos o Centro de Tecnologia e Inovação, que será responsável por conectar os nossos centros geradores de conhecimento como Universidade Federal, Etec e Senai, por exemplo, com os demais setores da economia. Vamos criar a Vila Digital, que servirá como uma incubadora de startups. O Poder Público precisa apoiar iniciativas inovadoras que gerem emprego e renda conectadas com a realidade que vivemos agora”.
Cotidiano
Farid Madi e Raphael Vitiello vão ao 2º turno em Guarujá, no litoral de SP
Kayo Amado bate recorde e é o prefeito mais votado do Litoral de SP
Cubatão elege César Nascimento para prefeito com 40,47% dos votos
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente