Defesa Civil eleva para atenção o monitoramento em Cubatão

Chuvas constantes determinam maior controle das encostas da Serra do Mar

Comentar
Compartilhar
16 FEV 2018Por Da Reportagem11h40

Em função das chuvas moderadas, mas constantes, registradas no Município nos últimos dias, e da possibilidade de novas chuvas manterem encharcado o solo nas encostas da Serra do Mar, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) de Cubatão alterou para "Atenção" os padrões de monitoramento a partir das 20h30 desta quinta-feira (15). Eles poderão voltar aos padrões "Observação" assim que as condições climáticas indicarem melhora no tempo e redução nos níveis de pluviosidade nos períodos de controle geológico. A população deve também ficar mais atenta aos sinais que costumam anteceder um deslizamento, como rachaduras no solo e nas casas, árvores e postes inclinados.

Como lembram os responsáveis pela Defesa Civil, a cada 1º de dezembro são acionados automaticamente o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) - que entra em nível "Observação" - e o Plano de Contingência da Serra do Mar - que entra em estado "Observação", voltado para a área industrial (a diferença entre nível e estado visa apenas evitar confusões na situação dos dois planos). Normalmente, os dois planos são desativados no dia 31 de março seguinte ou no início de abril, assim que terminar o período chuvoso de verão.

A mudança para "Atenção" ocorre quando o acúmulo de chuvas recentes atinge valores próximos ao ponto de encharcamento do solo e a previsão é de as chuvas continuarem, dentro de critérios técnicos de avaliação definidos nesses planos. O terreno das encostas, quando encharcado, tem mais possibilidades de sofrer deslizamento, o que exige mais controle preventivo do estado do solo. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Levindo dos Santos Filho, essas mudanças são decididas junto com o Setor de Operações de Emergência da Cetesb.

Para embasar as alterações, foi considerada a pluviometria na região registrada em dois postos de controle: o instalado no chamado Portão 40, que registrou 42,4 mm em 24 horas e 188 mm em 84 horas; e o posto instalado na Cota 400, que registrou 19,2 mm em 24 horas mas 100,8 mm em 84 horas. Também é considerada a previsão meteorológica para este final de semana, com chuvas moderadas mas de longa duração.

A população ainda residente em áreas de risco geológico tem sido lembrada constantemente sobre os procedimentos preventivos que deve adotar no período, entre eles maner contato com os núcleos de Defesa Civil de suas comunidades para a comunicação de quaisquer ocorrências anormais e procurar abrigo em lugar mais seguro em tais casos. Os detalhes estão explicados em uma cartilha disponível em https://goo.gl/GrKgsL O telefone da Defesa Civil de Cubatão para comunicação de emergências é o 199.