Gripe

Cubatão vacina pessoas com 60 anos ou mais a partir dessa sexta

A cidade vacina ainda contra gripe os trabalhadores da Saúde

Da Reportagem

Publicado em 31/03/2022 às 17:27

Compartilhe:

Cubatão vacina pessoas com 60 anos ou mais a partir dessa sexta / Reuters/SiphiweSibeko/DireitosReservados/AG

Todas as pessoas com 60 anos ou mais podem tomar a vacina contra a gripe em Cubatão a partir desta sexta-feira (1º). O atendimento dessa faixa etária estava previsto para 4 de abril, porém a Secretaria de Saúde conta com imunizantes suficientes para reduzir a faixa etária. A cidade vacina ainda contra gripe os trabalhadores da Saúde.

As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas 14 Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina (lista abaixo). Aos sábados, a vacinação ocorre na UBS da Vila Natal, das 9 às 15 horas. O uso de máscaras segue obrigatório nas unidades de Saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

CAMPANHA

Como todo ano, a campanha de vacinação da gripe divide-se em etapas. Após os grupos que deram início à vacinação, em 2 de maio será a vez do início da vacinação de gestantes, puérperas e crianças.

GRIPE E COVID-19

A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 ocorre simultaneamente. Conforme o informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado, as duas vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo em todas as pessoas a partir de 12 anos. Por exemplo, alguém com idade a partir de 80 anos que for se vacinar nesse final de semana com a segunda dose de reforço contra a covid-19 poderá receber também a vacina contra a gripe. Isso vale para primeiras e segundas doses e doses de reforço.

SINTOMAS

O mesmo documento recomenda o adiamento da vacinação em pessoas com sintomas respiratórios, principalmente relacionados à covid-19. Nesses casos, a vacinação deve ser adiada em pelo menos quatro semanas.

GRIPE E PANDEMIA

À medida que o percentual de pessoas vacinadas contra a covid-19 em todo o mundo aumenta, com diminuição das taxas de infecções da doença e crescente tendência de flexibilização das restrições, há uma oportunidade para que ocorra um ressurgimento da circulação de outros vírus respiratórios, como influenza, como ocorreu no Brasil em dezembro de 2021.

A vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à pandemia.

CONTRAINDICAÇÕES

Crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores da vacina contra a gripe ou a algum componente da vacina.

PRECAUÇÕES

Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

História de alergia a ovo: pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária, administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial; pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência). Nesses casos, a vacina deve ser administrada sob supervisão médica, preferencialmente.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

População apta: pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

O que é a Cloudflare, que pode ter feito o Twitter voltar; entenda

Empresa norte-americana é conhecida por ser uma espécie de "escudo digital"

Diário Mais

Conheça a cidade que fica entre SP e o litoral e é considerada 'refúgio natural'

Inserida nas serras do Mar e do Itatins, o município está em uma região de transição com vegetação de mata tropical úmida de encosta

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter