X

Cubatão

Cubatão Sinfonia entra na rota do Turismo de Base Comunitária

Atualmente, o programa atende 150 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos.

Da Reportagem

Publicado em 07/09/2019 às 20:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As atividades são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. / Divulgação/PMC

O programa Cubatão Sinfonia vai fazer parte da rota do Turismo de Base Comunitária (TBC) realizado nos bairros Cota. Na próxima segunda-feira (9), a partir das 14h, receberá um grupo de estudantes do da Capital que vai visitar a Cota 200 por meio do projeto Tur na Serra que coordena o TBC no local. São 43 jovens do Colégio Renascença que vão registrar com imagens e entrevistas, o projeto sociocultural que é o Cubatão Sinfonia.

O TBC tem como objetivo integrar o visitante à comunidade em que está. No caso da Cota 200, além do Cubatão Sinfonia, os estudantes devem percorrer os espaços urbanizados da Cota (casa coloridas, Mirante do Príncipe), além do Ateliê Arte nas Cotas e Nesdel – Cozinha Comunitária. É a oportunidade de mergulhar no modo de vida local e sua cultura. O TBC preza por experiências genuínas e sustentáveis. Quem opera e pratica o turismo de base comunitária geralmente está engajado na questão da sustentabilidade em todas as suas dimensões: econômica, social e ambiental. 

"Preparamos uma apresentação muito bonita para receber os visitantes. É sempre uma alegria divulgar nosso projeto", afirma Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Cubatão Sinfonia. Ele destaca que o programa já foi tema de diversos trabalhos de universitários aqui da Baixada, mas esta é a primeira vez que recebem estudantes da Capital.

Atualmente, o Cubatão Sinfonia atende 150 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música - clarinete, flauta, saxofone, trompete, trombone, trompa, percussão, violão, cordas para orquestra, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Conta com patrocínio da Copebras - CMOC International Brazil, Petrocoque e Bequisa, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania, além do apoio da Prefeitura de Cubatão.

As atividades são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Em 2019, o programa completa 11 anos de atividades ininterruptas.

Desde 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter