A caminhada terminou no Centro Esportivo Romerão, que se transformou em palco da Missa Solene / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Cubatão viveu um dia de fé, devoção e confraternização com a realização da tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora da Lapa, encerrada nesta sexta-feira (15). O evento, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa com apoio da Prefeitura, reuniu milhares de fiéis em uma extensa programação que combinou missas, procissão, gestos solidários e apresentações musicais.
O ponto alto aconteceu neste feriado municipal, quando a cidade recebeu três grandes celebrações. Pela manhã, a missa das 8h foi presidida por Dom Joaquim, seguida da Missa de São Tarcísio, às 10h, conduzida pelo Padre Wilson, ambas na Matriz da Padroeira.
Continua depois da publicidade
À noite, uma procissão luminosa saiu da Paróquia São Francisco, na Vila Nova, em direção ao Centro, reunindo diversas comunidades católicas da cidade. A caminhada terminou no Centro Esportivo Romerão, que se transformou em palco da Missa Solene celebrada por Dom Tarcísio Scaramussa.
O local, que comporta cerca de cinco mil pessoas, recebeu aproximadamente três mil fiéis para acompanhar o encerramento da festa.
Continua depois da publicidade
De acordo com a organização, o Centro Esportivo esteve tomado por fiéis desde o início das celebrações. Com capacidade para cinco mil pessoas, o espaço já reunia entre duas e três mil no momento da missa, vindas de diversas paróquias da cidade que participaram da procissão luminosa partindo da Vila Nova.
O ambiente de devoção e união entre as comunidades católicas marcou o encerramento da programação.
Após a missa, o público ainda acompanha um show católico do cantor Thiago Tomé, encerrando a noite em clima de alegria e fé.
Continua depois da publicidade
Durante os nove dias que antecederam a festa, a comunidade participou de novenas diárias, com terço às 18h e missa às 19h, sempre acompanhadas de gestos concretos de solidariedade, como a doação de alimentos e produtos de higiene.
Padres convidados também conduziram as celebrações, entre eles Luiz Carlos, Eniroque Ballerini, João e Ricardo de Barros Marques.