Cubatão recebe mais de 250 músicos nesta final de semana

Encontro técnico atrai participantes de outros estados

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2019Por Da Reportagem10h15
Foto: Divulgação

O 12º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras reúne cerca de 250 participantes neste final de semana em Cubatão. A cerimônia de abertura ocorre sexta-feira (11), no Bloco Cultural José Edgard da Silva, na Praça dos Emancipadores s/nº, às 19 horas.

"Faremos uma homenagem aos que participaram de alguma forma do aprendizado dos jovens músicos durante os 14 anos de atuação da entidade", informou o presidente da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (Afaban), Luiz Carlos Ferreira de Araújo. Personalidades ligadas à área musical receberão o prêmio Amigo das Bandas.

Ainda na noite de sexta-feira haverá a apresentação das seguintes bandas marciais e de música: Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Municipal de Santa Isabel, Voluntários da Reserva Militar da Baixada Santista e da Unidade Municipal de Educação (UME) Padre José de Anchieta.

No sábado (12), a partir das 9 horas, estão programadas oficinas na  UME Padre José de Anchieta, na Rua Salgado Filho, 130, Parque Fernando Jorge. Músicos procedentes da Região Metropolitana da Baixada Santista, Grande São Paulo e ainda dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul participam de atividades práticas e teóricas.

A novidade desta edição, segundo Luiz Carlos Araújo, são as aulas de clarinete, além de oficinas de saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão, regência e coreografia.

Vale destacar que o evento tem a coordenação e supervisão de professores renomados da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Municipal do Estado de São Paulo, além de maestros das principais bandas do país.

"Queremos oferecer conhecimento e aprimoramento técnico aos alunos. E, para isso, nada melhor que receber essa informação através de uma equipe profissional e qualificada", destacou Luiz Araújo.

A Banda Musical do Guarujá encerra as atividades de sábado com  apresentação especial, a partir das 19 horas, na Praça General Euclides de Figueiredo, em frente a UME Padre José de Anchieta. No domingo (13), as oficinas continuam na escola municipal.

O encontro é uma realização do Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Tem patrocínio da Usiminas (Programa de Ação Cultural-ProAC), e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Cubatão por meio das secretarias de Educação e de Cultura.

Afaban – A associação foi fundada na década de 1990 para congregar os maestros das bandas e fanfarras do Estado para um fórum de discussões sobre a realidade e as possibilidades das corporações musicais. Em seus 14 anos já realizou projetos que beneficiaram a comunidade e seus filiados (desfiles, cursos e concursos de bandas e fanfarras em parceria com instituições públicas e privadas).

 Serviço

12º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras – Abertura Oficial

Data: 11 de outubro

Horário: 19h

Local: Bloco Cultural de Cubatão, Praça dos Emancipadores s/n°, Centro, Cubatão-SP.

Encontro Técnico

Data: 12 e 13 de outubro

Horário: a partir das 9h

Local: UME Padre José de Anchieta – Rua Salgado Filho, N° 130, Parque Fernando Jorge, Cubatão-SP.