A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à igreja São Francisco de Assis, em Cubatão, no fim da manhã de hoje. Fiéis aguardavam ansiosos do lado de fora com preces e cânticos. Emocionados, aclamavam a chegada da santa. Trazida pela brigada de incêndio da Guarda Portuária de Santos, ela foi levada pelo pároco Carlos de Miranda Alves ao altar para uma missa de boas-vindas.
A autônoma Adelma Caetano dos Santos, 44 anos, é devota de Fátima desde a adolescência e aproveitou a oportunidade para agradecer. “Quando perdi minha mãe, entreguei a vida dela nas mãos de Nossa Senhora de Fátima e senti o conforto de que tanto precisava”, emocionou-se. Por coincidência, sua mãe foi sepultada em um dia 13 de maio, quando se comemora o dia da santa. E há dois anos, na mesma data, ela montou o próprio negócio, vendendo pães e bolos.
“É um momento de muita alegria e emoção. Hoje quero agradecer por todas as bênçãos que ela já me concedeu e pedir por mais paz e união no nosso País”, declarou a encarregada de limpeza Maria de Lourdes Celestino Queiroz, de 58 anos.
Representando o prefeito Ademário Oliveira, o vice-prefeito Pedro de Sá Filho, que também é católico, participou da missa. “É a oportunidade de sermos abençoados e inspirados, pois Fátima é exemplo de dedicação e trabalho em favor de quem mais precisa. Receber a imagem peregrina é motivo de orgulho para nossa cidade”, declarou.
Durante a missa, o padre enfatizou a humildade que a figura da santa representa. “Penso em quantas pessoas por todo o mundo diante dessa imagem se emocionaram, rezaram, suplicaram e verteram suas lágrimas e diante dela se deixaram tocar pela realidade do céu. Como cristãos católicos sabemos a importância de uma imagem sacra. E hoje tivemos o privilégio de estar tão perto dela!”, comemorou. A imagem permanecerá até quinta-feira em Cubatão, quando retornará a Portugal.
Programação
Nesta terça-feira (11), o dia inicia com o Santo Terço às 7h; às 15h a reza do Terço da Misericórdia; às 18h o ofício cantado; e às 19h, Missa, na Igreja São Francisco de Assis (Av. Nossa Senhora da Lapa). No dia 12 ocorrerá o Rosário das 7 às 11h; às 15h, o Terço da Misericórdia cantado; a partir das 18h o ofício cantado e e a reza do terço. A partir das 19h, a imagem seguirá em procissão da Vila Nova até Capela Nossa Senhora de Fátima, na Vila Natal, onde lá será realizada missa às 20h (Av. 25 de Dezembro, 728), retornando posteriormente à São Francisco.
No seu último dia na cidade (13), haverá reza do terço das 7 às 12h; às 12h, será realizada a celebração da Santa Missa e despedida da imagem, na Igreja São Francisco de Assis.
Às 15h, acontecerá o translado da imagem peregrina rumo ao aeroporto de Guarulhos, de onde partirá de volta para Portugal.