SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Cubatão prepara inauguração de teatro de bolso para depois do fim de pandemia

Novo espaço cultural será aberto na escola Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova

Comentar
Compartilhar
27 MAR 2020Por Da Reportagem17h00
Sala de 40 metros quadrados deve passar por reforma e receber mobiliário e equipamentos antes da primeira estreiaFoto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cubatão

Assim que a crise do novo coronavírus passar, Cubatão ganhará seu primeiro teatro de bolso. Com capacidade para até 30 espectadores, a sala de espetáculo será criada na Unidade Municipal de Educação Bernardo José Maria de Lorena, na Av. Nossa Senhora da Lapa, 785, na Vila Nova.

A iniciativa somente rendeu resultados positivos com a celebração de parceria da Prefeitura com o diretor do grupo Canteiro de Obras Teatrais, Ivan da Conceição, que agora se tornou o primeiro munícipe, como pessoa física, a adotar um espaço público em Cubatão.

“Já utilizávamos a sala como espaço de ensaio. Daí surgiu a ideia de criar um teatro de bolso para levar mais cultura à comunidade da Vila Nova e da Vila São José”, contou Ivan da Conceição, detalhando que o processo legal consumiu quase nove meses. “Mas agora poderemos utilizar o espaço pelo período de cinco anos, que pode ser prorrogado”.

A sala de 40 metros quadrados deve passar por reforma e receber mobiliário e equipamentos antes da primeira estreia. A intenção é dotar o local com palco, plateia e coxias, além de refletores, cortinas e mesa de sonorização. Contando com parcerias com a iniciativa privada, o diretor espera ainda equipar o espaço com sistema de ar condicionado.

“A comunidade terá, em contrapartida, a oportunidade de participar de oficinas, cursos e palestras. Além disso, os estudantes estarão mais próximos da arte e da cultura”, disse Ivan da Conceição, frisando que espera que outros grupos artísticos da cidade sigam o exemplo e também adotem espaços, nas escolas, que possam ser transformados em usinas de cultura. “Cada escola poderia ter um grupo de teatro atuante. Assim, pulverizaríamos cultura em todos os bairros”.

O teatro de bolso, que será batizado com o nome do grupo, hoje formado por sete integrantes, receberá ensaios e futuras montagens. “Também estará aberto a grupos convidados”, acrescentou o diretor, divulgando o e-mail do grupo para aqueles que quiserem participar da iniciativa: [email protected] .