A participação do município da Baixada Santista reforça seu destaque na agenda ambiental / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
O prefeito de Cubatão, César Nascimento, está entre as principais lideranças convidadas do Fórum Global de Líderes Locais, no Rio de Janeiro. O evento, que se estende até esta quinta-feira (6), reúne prefeitos e governadores de diversas partes do Mundo para debater os impactos da ação climática, como parte da rede C40, uma aliança que congrega 100 das maiores cidades comprometidas com o futuro do clima.
A participação do município da Baixada Santista reforça seu destaque na agenda ambiental, uma pauta que tem sido prioridade da gestão municipal. O prefeito ressaltou a importância da presença de Cubatão no cenário internacional como exemplo de recuperação ecológica.
Continua depois da publicidade
“Cubatão é exemplo vivo de que é possível conciliar desenvolvimento industrial e recuperação ambiental. Estar nesse espaço de diálogo internacional é reafirmar o papel da nossa cidade como referência para o Brasil e o mundo”, descreveu Nascimento.
O reconhecimento ambiental de Cubatão não é recente. A cidade ganhou projeção mundial em 1992, durante a Eco92, também no Rio de Janeiro, quando foi reconhecida pela ONU como símbolo de recuperação após um intenso processo de poluição industrial. A história se repetiu na Rio+20, realizada em 2012.
Continua depois da publicidade
Agora, Cubatão volta ao cenário global do debate climático como o único município paulista a ter espaço próprio na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém, no Pará, a partir do dia 10. No espaço, o município apresentará iniciativas locais de sustentabilidade, recuperação de áreas degradadas e programas de educação ambiental.
“Já provamos que é possível se reinventar e conciliar indústria e meio ambiente. Agora damos mais um passo, mostrando que não tem como falar sobre preservação do Meio Ambiente sem desenvolvimento social. Nosso objetivo é mostrar que a transição para um futuro sustentável é possível quando há comprometimento entre poder público, indústria e comunidade. Cubatão é prova viva dessa transformação”, afirmou o prefeito.
Cerca de 100 prefeitos e prefeitas brasileiros, incluindo César Nascimento, uniram-se durante o fórum no Rio para entregar uma carta conjunta de propostas aos líderes mundiais que estarão na COP 30.
Continua depois da publicidade
O documento, que foi elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), será levado a Belém e defende a adoção de medidas concretas de enfrentamento à crise climática, com foco em ações locais e na conciliação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Entre os pedidos, destacam-se a criação de mecanismos de financiamento direto para ações climáticas locais e o fortalecimento da "governança multinível", que une todas as esferas de governo em torno de metas comuns. A presença de Cubatão reforça que "não há transição verde sem as cidades", como resume o documento.
Confira as imagens do encontro no Rio.
Continua depois da publicidade