Unidade do Pilões é a primeira a receber o sistema que será expandido para toda a cidade; moradores devem retirar senha nas unidades de saúde. / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
A partir desta segunda-feira (19), os moradores de Cubatão podem agendar consultas na rede pública de saúde diretamente pelo celular. O aplicativo "Mais Saúde Cidadão", disponível para download nas lojas Play Store e App Store, marca o início de um projeto de digitalização da Secretaria Municipal de Saúde.
A ferramenta começa a funcionar pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Pilões e, a partir de 2 de fevereiro, será implantada em todas as unidades de saúde do município. Para o prefeito César Nascimento, a iniciativa atende a um anseio antigo da população. “O objetivo é trazer mais agilidade e facilidade para o cidadão, pois a saúde é uma prioridade”, afirmou.
Continua depois da publicidade
O processo de agendamento é simples:
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio de Oliveira, o aplicativo é a porta de entrada para um amplo projeto de gestão digital. “Facilita a vida do cidadão, amplia o acesso aos serviços e fortalece a atenção primária com mais praticidade e transparência”, destacou.
Continua depois da publicidade
O plano inclui a criação de um prontuário único digital para todos os pacientes, que reunirá históricos de consultas, exames e medicamentos, acessível em toda a rede – desde o Pronto-Socorro até o Hospital Municipal.
O sistema também permitirá a interligação de departamentos, com monitoramento em tempo real de estoques de remédios, lista de espera e indicadores de gestão.
“O programa foi pensado no paciente e na efetividade do serviço público”, explicou Oliveira. “Trará mais rapidez no atendimento, agilidade na tomada de decisões e, principalmente, organização para melhorar a qualidade da gestão.”
Continua depois da publicidade
Com a medida, Cubatão se alinha a um movimento crescente de municípios que buscam na tecnologia uma aliada para desburocratizar o acesso à saúde pública e otimizar a administração dos recursos.