Nos primeiros testes, a vacina apresentou resultados promissores / Freepik
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Cubatão inicia na próxima quarta-feira (10) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e de infecções respiratórias graves em bebês. A imunização será destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e estará disponível nas 15 unidades de saúde do município que possuem salas de vacina.
De acordo com o Programa Municipal de Imunização, a vacina deve ser aplicada uma vez a cada gestação, garantindo a transferência de anticorpos da mãe para o bebê ainda durante a gravidez. A cidade receberá inicialmente 410 doses do imunizante. As equipes começam a ser capacitadas nesta segunda-feira (8), a distribuição ocorre no dia seguinte enquanto a vacinação tem início efetivo na quarta.
Continua depois da publicidade
Para receber a dose, as gestantes devem procurar a unidade de saúde mais próxima levando documento com foto, cartão de pré-natal e carteira de vacinação. Segundo o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira, a novidade representa um avanço importante na proteção neonatal. “Com o início desta imunização, estaremos cuidando de quem cuida do futuro”, afirmou.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além das unidades com horário ampliado até as 19h. O atendimento ocorre nas seguintes unidades:
Continua depois da publicidade
A preparação das equipes teve início em 26 de novembro, com capacitação realizada pela Pfizer, fabricante do imunizante, que abordou atualização técnica sobre a vacina, perfil de segurança e protocolos de aplicação. Participaram do treinamento profissionais da Vigilância Epidemiológica, do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Educação Permanente da rede municipal.
A vacina contra o VSR foi recentemente incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação pelo Ministério da Saúde e, neste primeiro momento, é destinada exclusivamente às gestantes. O Brasil adquiriu 1,8 milhão de doses para o próximo ano, com investimento de R$ 1,17 bilhão, e prevê a compra de mais 4,2 milhões até 2027. A meta nacional é alcançar 80% de cobertura vacinal entre as grávidas.