Cubatão inicia imunização contra o coronavírus em 25 de janeiro

Anúncio foi feito hoje (6) pelo prefeito Ademário Oliveira em rede social

Comentar
Compartilhar
06 JAN 2021Por Da Reportagem19h25
Profissionais de saúde e idosos serão os primeiros a receberem a vacina CoronaVac em duas dosesFoto: REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

A imunização contra o coronavírus deve ter início no dia 25 de janeiro em Cubatão. Profissionais de saúde e idosos serão os primeiros a receberem a vacina CoronaVac em duas doses, com intervalo de 21 dias entre uma aplicação e outra. O anúncio sobre o Plano Municipal de Imunização foi feito hoje (6) pelo prefeito Ademário Oliveira em rede social.

"Decidimos divulgar as informações a respeito do Plano de Imunização para tranquilizar as pessoas. Estamos equipados e preparados para receber as doses da CoronaVac assim que chegarem à cidade", afirmou o prefeito durante a entrada ao vivo pela página oficial da Prefeitura no Facebook.

Para a cobertura vacinal contra a covid-19, Cubatão está ampliando a capacidade, adquirindo outros dois freezeres, duas câmaras frias e 25 nobreaks (para evitar que a queda de energia prejudique a refrigeração das vacinas). A cidade também está abastecida de insumos como seringas, algodão, curativo e álcool em gel adquiridos com recursos próprios e enviados pelo Governo do Estado.

A imunização acontecerá em 14 salas de vacinação dispostas  nas unidades de saúde que estarão totalmente equipadas para isso.

A primeira fase do Plano de Imunização vai de 25/1 a 28/3 durando 9 semanas com imunização por escala de faixa etária e duas doses por pessoa. "O município receberá 13.465 doses para a primeira fase e a previsão é de imunizar 3.975 trabalhadores da Saúde e 9.490 idosos. A definição das prioridades foi do Governo Estadual no Plano de Imunização de São Paulo", disse Ademário Oliveira.

Confira o calendário:

Início da 1ª dose -15 de janeiro
Início da 2ª dose – 15 de fevereiro
Para trabalhadores da saúde

Início da 1ª dose – 8 de fevereiro
Início da 2ª dose – 1º de março
Para pessoas com 75 anos de idade ou mais

Início da 1ª dose – 15 de fevereiro
Início da 2ª dose – 8 de março
Para pessoas com 70 a 74 anos

Início da 1ª dose – 22 de fevereiro
Início da 2ª dose – 15 de março
Para pessoas com 65 a 69 anos

Início da 1ª dose – 1º de março
Início da 2ª dose – 22 de março
Para pessoas com 60 a 64 anos

A CoronaVac – A vacina contra o coronavírus foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Estudos da fase 1 e 2 com mais de 50 mil voluntários demostraram que 94,7% não tiveram evento adverso. E maior parte dos eventos adversos observados foram de baixa gravidade como dor no local e dor de cabeça. De acordo com a revista científica The Lancet, uma das mais prestigiadas do mundo, a vacina CoronaVac produz resposta imune em 97% dos casos e já está sendo aplicada na China, Indonésia e Turquia.