Cubatão inicia imunização contra a covid-19 nesta quarta-feira (20) às 13h

A primeira pessoa a receber a primeira dose da CoronaVac é uma auxiliar de apoio à Saúde de 70 anos de idade

Comentar
Compartilhar
19 JAN 2021Por Da Reportagem20h27
Pronto-Socorro Central vai vacinar profissionais de Urgência e EmergênciaFoto: REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

Cubatão inicia o Plano de Imunização contra a covid-19 nesta quarta-feira (20) às 13 horas no Pronto-Socorro Central (Av. Nove de Abril, 2700), com a vacinação de profissionais de Urgência e Emergência. Cearense de nascimento e vivendo com a família em Cubatão desde 1977, a auxiliar de apoio à Saúde Maria das Graças Narciso de Almeida, de 70 anos, será a primeira trabalhadora da Saúde a ser vacinada contra a covid-19 em Cubatão.

Com mais de 30 anos de experiência, Maria das Graças faz parte da linha de frente do Pronto-Socorro Central desde o início da pandemia. Parte do quadro de servidores desde 1986 e formada como técnica de enfermagem, Maria das Graças sempre atuou nos serviços de Urgência e Emergência do município. Sua irmã, Rejânia, também servidora municipal, costuma dizer: "A vida dela é aquele Pronto-Socorro".

Para a cobertura vacinal contra a covid-19, Cubatão ampliou sua capacidade, adquirindo outros dois freezeres, duas câmaras frias e 25 nobreaks (para evitar que a queda de energia prejudique a refrigeração das vacinas). A cidade também está abastecida de insumos como seringas, algodão, curativo e álcool em gel adquiridos com recursos próprios e enviados pelo Governo do Estado.

Esclarecimento – A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a cidade não há cadastro municipal para imunização. A plataforma, para quem deseja realizar cadastro (trabalhadores da saúde) e pré-cadastro (idosos), é única: www.vacinaja.sp.gov.br .