Cubatão

Cubatão 73 anos: Programação tem atividades culturais para todos os gostos

A agenda começa às 9 horas com uma missa de ação de graças, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Luana Fernandes

Publicado em 09/04/2022 às 07:15

Compartilhe:

O aniversário de Cubatão está agitando a Cidade com uma programação especial desde o último dia 4. Neste sábado, dia 9, dia oficial da comemoração de 73 anos de emancipação político-administrativa do Município, não poderia ser diferente.

A agenda começa às 9 horas da manhã com uma missa de ação de graças, realizada na Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Lapa), que fica na Avenida Nove de Abril, no Centro. Em seguida, às 10 horas, a Grande Festa da Cidadania na Esplanada do Paço Municipal, na Praça dos Emancipadores, também no Centro da Cidade. 

Na parte da tarde, a partir das 15h30, o Centro Social Urbano (CSU) recebe o projeto Teatro Móvel Solar com muitas apresentações de dança, teatro e muita música. E o melhor: com espaço para os artistas cubatenses. A ação acontecerá na Rua Salgado Filho, no Jardim Costa e Silva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto, que conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura,  retoma para a estrada de forma acessível (uma vez que o espetáculo principal conta com tradução em LIBRAS) e ainda mais ensolarado: o teatro móvel estreará a circulação de 2022 autossuficiente em energia. Desde 2015 a instalação de módulos fotovoltaicos no contêiner palco já permitia uma iluminação 100% solar. Com as melhorias, todo o sistema de som e luz será sustentável, tendo o sol como personagem central da itinerância.

A programação segue ainda por todo o mês de abril, celebrando o aniversário com diversas apresentações culturais pela Cidade. 

No dia 15 de abril, a partir das 19 horas, é a vez da tradicional Encenação da Paixão de Cristo, em sua 52ª edição. A apresentação, gratuita à comunidade, ocorrerá no feriado da sexta-feira santa, também no CSU, tendo como convidada especial a atriz Vanessa Goulartt.

Na arena, haverá mais de 100 membros da comunidade a fim de recriar as cenas da história mais famosa do Ocidente. Na plateia, haverá à disposição intérprete de Libras e audiodescrição, além de banheiros químicos adaptados e espaços adequados na arquibancada para pessoas idosas e pessoas com deficiência.

No dia 23 e 24 de abril, acontece o Walking Tour Experience, das 10 às 12 horas, no Parque Anilinas (Avenida Nove de Abril). Também no dia 24, a Estação das Artes recebe a Feira Geek. O evento irá reunir fãs de histórias em quadrinhos, filmes, séries, games e cultura pop com atrações como campeonato de games, concurso cosplay, concurso de desenhos, exposição de bonecos, workshops, etc. O local fica na Avenida Nove de Abril, 2800, na Vila Nova.

PELOS BAIRROS

Na Vila Nova, a celebração vai contar com o 9º Torneio de Tranca de Ouro do Cici, que acontecerá nos dias 9 e 10 de abril na esquina das ruas Rio de Janeiro e Primeiro de Maio, na Vila Nova.

Já no Jardim Casqueiro, a comemoração será com um show de cultura. Das 15 às 21 horas, nos dias 13 e 14 de abril, a tradicional Praça Independência recebe o grupo de teatro Abaré Emcena. O projeto, que transformou contêineres adaptados em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo, típico fantoche do Nordeste.
Nos dias 22 e 29 de abril é a vez dos moradores do Jardim Nova República e do Jardim Caraguatá celebrarem com o Cinema nos Bairros. No dia 22, a sessão será no CEU das Artes, na Rua Januário Cândido Pontes, s/nº, no popular Bolsão 8. Uma semana depois é a vez do pessoal da Ilha assistir a sessão na UME Rui Barbosa, na Rua Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter