Cubatão

Corredor Porto-Indústria será apresentado no Conselho da Autoridade Portuária

Via expressa de 13,5 km ligará Cubatão ao Porto de Santos e busca reduzir engarrafamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 17/10/2025 às 08:15

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O projeto consiste em uma via expressa de 13,5 km ligando o Polo Industrial de Cubatão ao Porto de Santos / Divulgação/PMC

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Apontado pela Administração Municipal de Cubatão como solução para os constantes engarrafamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o projeto do Corredor Porto-Indústria (COPI) será apresentado na próxima reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), que acontece na terça-feira (21), na sede da APS.

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Como o nome indica, o COPI consiste em uma via expressa de 13,5 km ligando o Polo Industrial de Cubatão ao Porto de Santos, com início na região do Sítio dos Areais e desembocando na Alemoa, já no cais santista.

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De acordo com o projeto, o Corredor Porto-Indústria seria a continuidade da já anunciada terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. A via terá duas faixas de rolamento, acostamento, e permitirá percorrer o trajeto em cerca de 10 minutos, com capacidade para até 20 mil veículos por dia. Atualmente, os caminhões levam 30 minutos para percorrer 18 km pelo trajeto utilizado.

“Se nada for feito, a terceira pista da Imigrantes já nascerá praticamente morta porque os gargalos das rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni continuarão os mesmos. É uma conta fácil. Com mais uma pista ligando o planalto à Baixada Santista, mais veículos, especialmente caminhões, farão este trajeto. Se as rodovias locais continuarem como estão, os engarrafamentos só tendem a piorar”, argumenta o prefeito César Nascimento.

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Divulgação/PMC
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Segundo o chefe do Executivo cubatense, os números justificam a urgência do projeto: “Atualmente passam por Cubatão 12 mil caminhões com destino ao Porto de Santos e esse número tende a crescer muito nos próximos anos”, alerta.

Estima-se que a implantação da nova terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, somada à operação do futuro megaterminal de contêineres (STS10), pode elevar o tráfego diário de caminhões para 29,4 mil, aumento de até 145% em relação ao volume atual.

A apresentação marcará a primeira participação oficial de Cubatão no Conselho da Autoridade Portuária. No início do ano, após negociações com o prefeito César Nascimento, a APS concedeu assento permanente ao município.

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“Cubatão tem uma relação histórica com o Porto de Santos e todo o desenvolvimento do Estado de São Paulo. O que acontece aqui afeta Santos, sem contar que também temos porto em nossa Cidade. Nada mais justo termos um representante permanente no Conselho da Autoridade Portuária”, conclui o prefeito.

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