X

Cubatão

Comissão de Defesa Civil declara nível de atenção nas áreas de encostas em Cubatão

Até agora, o nível era de observação e a mudança ocorre devido à previsão de chuvas para a próxima semana

Da Reportagem

Publicado em 17/01/2020 às 12:02

Atualizado em 17/01/2020 às 12:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cubatão sofreu com chuva forte durante madrugada e previsão é de mais água para as próximas semanas / Nair Bueno / Diário do Litoral

Com a previsão de mais chuvas para a próxima semana, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Cubatão mudou, nesta sexta-feira (17), o nível de observação para nível de atenção nas áreas de encostas do município. É uma atitude preventiva, já que não houve registros de ocorrências em razão das chuvas das últimas 24 horas.

"Nenhum procedimento maior será adotado no momento, lembrando que a mudança não afeta todo o município, somente as áreas de maior risco", ressaltou o secretário executivo da Comdec Sérgio Augusto Roncari Cajé. A mudança ocorreu após um amplo diálogo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Redec I-2.

O relatório prevê chuva fraca de curta duração para a próxima segunda-feira (20) em Cubatão e, para terça e quarta-feira (21 e 22) de fraca a moderada, porém de longa duração. Os acumulados nas últimas 24 horas foram (números atualizados às 10 horas desta sexta-feira): 60mm no Centro; 174 no Portão 40 (alto da Serra do Mar) e 159,6 na região da Cota 400.

Operação Verão – Está em vigor até 31 de março a Operação Verão, que consiste no monitoramento ininterrupto dos índices de pluviometria, com análises de critérios geotécnicos e hidrológicos. Tais análises têm por objetivo a previsão de possíveis casos de inundações em áreas ao nível do mar e desmoronamentos em encostas de morros.

A Comdec informa à população para que se mantenha atenta a qualquer sinal de perigo, principalmente nas encostas de morros, e comunique-o ligando para o número 199. "Se o munícipe perceber qualquer anomalia no terreno, como o surgimento de trincas, novas rachaduras, embarrigamento de muros, árvores ou postes inclinados, deve entrar em contato com a Defesa Civil", explica o diretor da Comdec, Levindo Santos Filho.

Os munícipes podem, também, obter alertas de risco em seus celulares. Para isso, é só enviar o número 40199, por meio do qual habilitam seus aparelhos a receberem avisos da Defesa Civil por SMS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter