Comissão de Defesa Civil declara nível de atenção nas áreas de encostas em Cubatão

Até agora, o nível era de observação e a mudança ocorre devido à previsão de chuvas para a próxima semana

Comentar
Compartilhar
17 JAN 2020Por Da Reportagem12h02
Cubatão sofreu com chuva forte durante madrugada e previsão é de mais água para as próximas semanasFoto: Nair Bueno / Diário do Litoral

Com a previsão de mais chuvas para a próxima semana, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Cubatão mudou, nesta sexta-feira (17), o nível de observação para nível de atenção nas áreas de encostas do município. É uma atitude preventiva, já que não houve registros de ocorrências em razão das chuvas das últimas 24 horas.

"Nenhum procedimento maior será adotado no momento, lembrando que a mudança não afeta todo o município, somente as áreas de maior risco", ressaltou o secretário executivo da Comdec Sérgio Augusto Roncari Cajé. A mudança ocorreu após um amplo diálogo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Redec I-2.

O relatório prevê chuva fraca de curta duração para a próxima segunda-feira (20) em Cubatão e, para terça e quarta-feira (21 e 22) de fraca a moderada, porém de longa duração. Os acumulados nas últimas 24 horas foram (números atualizados às 10 horas desta sexta-feira): 60mm no Centro; 174 no Portão 40 (alto da Serra do Mar) e 159,6 na região da Cota 400.

Operação Verão – Está em vigor até 31 de março a Operação Verão, que consiste no monitoramento ininterrupto dos índices de pluviometria, com análises de critérios geotécnicos e hidrológicos. Tais análises têm por objetivo a previsão de possíveis casos de inundações em áreas ao nível do mar e desmoronamentos em encostas de morros.

A Comdec informa à população para que se mantenha atenta a qualquer sinal de perigo, principalmente nas encostas de morros, e comunique-o ligando para o número 199. "Se o munícipe perceber qualquer anomalia no terreno, como o surgimento de trincas, novas rachaduras, embarrigamento de muros, árvores ou postes inclinados, deve entrar em contato com a Defesa Civil", explica o diretor da Comdec, Levindo Santos Filho.

Os munícipes podem, também, obter alertas de risco em seus celulares. Para isso, é só enviar o número 40199, por meio do qual habilitam seus aparelhos a receberem avisos da Defesa Civil por SMS.