Cubatão

Comércio de Cubatão não confia no Cartão Servidor

Parte dos comerciantes suspendeu o serviço ou se recusa a implantar o sistema no estabelecimento

Publicado em 11/04/2016 às 10:35

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Parte do comércio está receosa em aceitar o novo Cartão Servidor, operado pela Ecopag; empresa, Prefeitura e Acic buscam medidas para aperfeiçoar o serviço / Matheus Tagé/DL

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O comércio do Cubatão não está satisfeito com o novo Cartão Servidor, administrado pela Ecopag. Seguindo a lista divulgada pela Associação Comercial Industrial da Cidade (Acic), a Reportagem do Diário do Litoral identificou mais de 50 estabelecimentos que apontaram problemas e fizeram reclamações.

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A maioria suspendeu o serviço por atraso no repasse das vendas, problemas no sistema da empresa ou desistiu por falta de confiança no benefício exclusivo aos servidores da cidade. “Eu vou esperar para ver se dá certo, aí penso se aceito o cartão ou não”, explicou a proprietária de uma loja de calçados. Os nomes dos estabelecimentos não serão divulgados para não causar problemas aos ­comerciantes.

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Há lojas e serviços que estão aceitando pagamentos com o cartão, mas parcialmente. Tem salão de beleza que só aceita o pagamento com o Ecopag de clientes conhecidos. “Eles me prometeram que se a empresa não pagar, eles voltam para acertar a conta”, explica a proprietária. 

Muitos dos contatados pela Reportagem informaram que fizeram o cadastro com a empresa, mas que ainda não obtiveram resposta para implantar o serviço. Outros preferiram desistir antes mesmo da implantação. “Fiz o cadastro, mas desisti por não confiar no serviço”, afirma a dona de um salão de ­beleza.

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Entre os reclamantes também há aqueles que aceitaram implantar o serviço, mas preferiram suspendê-lo até receber o repasse da empresa. “A gente parou de receber porque está aguardando o pagamento”, explica o dono de um mini-mercado. Além disso, muitos reclamaram que o sistema está sem funcionar há mais de uma semana.

Prefeitura e administradora discutem ajustes no projeto

Representantes da Prefeitura, da Ecopag e da Acic se reuniram na última semana para fazer um balanço do primeiro mês de funcionamento do programa e solucionar problemas apontados pelos usuários, principalmente com a recusa de alguns comerciantes em aceitar o cartão.

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Para resolver o problema, a Ecopag prometeu maior fiscalização. “Os comerciantes que agirem desta forma podem ser punidos com multa e, se forem excluídos do sistema, não podem mais voltar”, disse o representante da Ecopag, Mario Gardin. Ele adiantou ainda que a empresa avalia conceder antecipações dos pagamentos feitos em crédito à taxas de mercado. O prazo contratual para os pagamentos é de 45 dias.

“No início, é normal haver uma certa insegurança, mas tenho certeza que, quem não aderir, vai perder dinheiro”, afirmou o presidente da Acic, Antônio Teixeira Gomes. Segundo ele, já são mais de 400 estabelecimentos credenciados.

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