X

CENA DA BAIXADA

Coletivo de Cubatão recebe indicação ao 33º Prêmio Shell de Teatro

Coletivo 302 recebeu indicação ao 33º Prêmio Shell de Teatro, a mais tradicional premiação da cena teatral brasileira

Bruno Hoffmann

Publicado em 09/02/2023 às 16:17

Atualizado em 09/02/2023 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Espetáculo 'Vila Parisi', do Coletivo 302, de Cubatão / Divulgação

O Coletivo 302, de Cubatão, recebeu indicação ao 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria “Energia que vem da gente”. O prêmio foi criado em 1988 e é considerado mais tradicional condecoração da cena teatral brasileira.

A indicação chegou após o grupo ter participado pela segunda vez consecutiva do MIRADA - Festival Ibero Americano de Artes Cênicas, produzido pelo Sesc São Paulo e que recebeu obras vindas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. 

A categoria “Energia que vem da gente” traz indicações que premiará iniciativas com impacto social positivo, Essa é a primeira vez que um coletivo da Baixada Santista é indicado ao prêmio.

A cerimônia está marcada para 21 de março. Para saber mais sobre o trabalho do 302 acesse o site coletivo302.com ou as redes sociais @coletivo302.

 

O Coletivo 302

O Coletivo 302 é um grupo artístico e de pesquisa que tem como foco o território, as memórias e a ancestralidade do seu local de atuação, de acordo com seus participantes. Fundado em 2014, desenvolve suas atividades a partir de processos colaborativos, criando espetáculos teatrais, intervenções em espaços públicos, exposições em artes visuais, música, dança, performance, eventos culturais, ações sociais, ambientais e educativas.

Fundou em 2017 e participa da gestão compartilhada do Galpão Cultural, ponto de cultura localizado dentro do Parque Anilinas em Cubatão, que abriga e desenvolve diversas atividades do próprio grupo e de outros articuladores da região.

O espetáculo Vila Parisi faz parte de um projeto de trilogia, que o grupo pretende dar continuidade contando as histórias da Vila Socó, bairro de Cubatão que em 2024 completará 40 anos de uma das principais tragédias industriais do Brasil e da Vila Fabril, uma centenária vila operária que encontra-se inativa e em estado de deterioração.

“A indicação ao prêmio é importante para o coletivo pelo reconhecimento que ele trás a pesquisa do grupo através do espetáculo Vila Parisi, que foi construído e depois reconstruído por muitas mãos, parcerias e apoios e que faz parte de um movimento teatral resistente da região", disse disse Sander Newton, um dos fundadores e integrante do Coletivo 302. 

"É poder celebrar nossa trajetória de grupo, que está comprometida em criar outros imaginários para o presente, dando visibilidade às histórias não contadas que constroem a memória do nosso lugar e do nosso povo, hoje ocupada por migrantes e seus descendentes, sobretudo nordestinos e mineiros, que povoaram esse vilarejo no sonho de uma cidade do futuro”, completou o artista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter