Chef cubatense faz arte e transforma ícones nerds em doces e bolos

Paixão pela cozinha começou quando Nathália ainda era criança e se transformou em profissão com o apoio da mãe

Comentar
Compartilhar
21 JUN 2020Por LG Rodrigues07h45
Nathalia se especializou com estudos e atualmente tem empresa junto com sua mãeFoto: Arquivo Pessoal

Pokémons, super-heróis, desenhos animados, o que o cliente quiser, a cubatense Nathália Valentim, de 23 anos, dá um jeito de transformar em arte e entregar. Mas se engana que a arte da cubatense é para servir de decoração na casa, não mesmo, é muito melhor do que isso porque ela é especialista em entregar doces e bolos que mais parecem obras de arte.

A paixão pela cozinha já não é nova e começou com a mãe de Nathália quando ela ainda era criança, mas foi com o tempo, a experiência e os estudos, que mãe e filha criaram a ‘Valentim Doces Personalizados’, uma confeitaria que pode ser facilmente comparada a um atelier renomado.

“A Valentim é um projeto meu e da minha mãe. Desde que me entendo por gente minha mãe vende doces e ovos de Páscoa para complementar a renda e faz mais ou menos uns 5 anos que comecei a ajudá-la. Comecei a arriscar nos doces personalizados, que agora é nosso maior foco, mas ainda trabalhamos bastante com chocolate”, afirma. 

E não é à toa que a paixão pela cozinha se transformou na especialidade de Nathália, tanto que ela decidiu investir na área e conquistou o diploma para poder agregar mais técnicas e conhecimento aos trabalhos que ela e a mãe já realizavam.
“Sobre gostar de cozinhar, eu amo demais. Eu fiz faculdade de gastronomia, mas cozinhar é algo que está no meu sangue”, explica.

Apesar de já ser capaz de fazer doces de dar inveja a muito apresentador de programa de culinária, Nathália acreditava que apenas isso não era o suficiente e veio da própria televisão a primeira centelha de inspiração que tornaria seus bolos em verdadeiras obras.

“Eu via muito programas de TV com bolos e doces personalizados, como o Cake Boss por exemplo, é uma das minhas inspirações como profissional. Mas também a demanda dos clientes influência muito, pois hoje a comida também faz parte da decoração das festas”, afirma.

Assim como os profissionais que ela via na mídia, Nathália ainda continua se aperfeiçoando e diz que é preciso sim ter um ‘toque’ digno de artistas plásticos em alguns doces e bolos que são mais elaborados.

“Para mim a gastronomia, em especial a confeiteira, é arte e ciência. Então acredito que dê para chamar de artista sim, ainda mais porque meus sentimentos influenciam demais, quando estou mais inspirada os resultados são melhores”, explica.

 

Dentre os doces e bolos de Nathália que estão nas redes sociais da ‘Valentim Doces Personalizados’, destaque para as obras nerd. De super-heróis de Marvel e DC a até Pokémon e desenhos animados como Family Guy, não tem uma área que Nathália não domine e ela destaca que tem uma paixão grande pela área.

“Vivo cercada do mundo nerd e geek por causa dos meus amigos e familiares que gostam muito”.

E quando os pedidos dos clientes vêm de locais que ela ainda não conhece, se engana que ela simplesmente olhe algumas imagens e as reproduza nos doces, o trabalho de pesquisa de Nathália é muito mais profundo

“Eu procuro modelos de inspirações, busco por imagens e elementos que represente aquele tema, vejo cenas e episódios também. Quando é para festa, também procuro saber quais são as cores e como será a decoração”.

Infelizmente, a quarentena gerou uma queda na demanda, uma vez que as festas estão sendo realizadas de forma mais íntima e com menos pessoas, mas ainda assim, a jovem segue com a confeitaria a todo vapor e atende todos os pedidos que chegam.

“Já que estamos de quarentena, as pessoas estão fazendo comemorações somente para família, então pedem um número menor de doces, mas antes da pandemia eu fazia para festas maiores, então a quantidade era maior”.

Quem se interessou e quiser entrar em contato para fazer uma encomenda, pode entrar em contato com a Nathália por meio do WhatsApp (13) 99154-1331 e ela faz um pedido para que o pessoal siga a página no Instagram: @ValentimDocesPersonalizados e no Facebook.