X

Cubatão

Centro de Alta Complexidade inicia atendimentos de hemodiálise

Vinte equipamentos estarão à disposição da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2020 às 18:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Thiego Barbosa

O Centro de Alta Complexidade do Hospital Municipal de Cubatão começa, nessa quarta-feira (8), o serviço de hemodiálise. Serão inicialmente seis pacientes em tratamento.

A unidade conta com 20 máquinas para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a região e, dessa forma, auxiliará a desafogar um dos grandes gargalos da rede pública regional.

O local segue os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde em relação à COVID-19. Haverá um reforço na higienização dos equipamentos e, além disso, como o atendimento só será feito mediante agendamento prévio, não haverá aglomerações no novo setor. Pacientes e funcionários estarão sempre de máscara facial e a equipe de atendimento também estará com os EPIs previstos no trabalho de prevenção à doença.

O Centro de Alta Complexidade foi implantado em uma área onde funcionava o antigo teatro, localizado na Avenida Henry Borden esquina com Avenida Nove de Abril, no bairro Vila Santa Rosa. A área foi totalmente reformada e integrada ao complexo hospitalar, aumentando o espaço físico e viabilizando a implantação dos novos serviços. Atualmente, está em funcionamento o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública por meio de agendamento.

O atendimento no local é destinado aos pacientes das unidades de saúde da Região, encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (para os atendimentos de oncologia) e por agendamento das secretarias de Saúde (para a hemodiálise).

A abertura do Centro de Alta Complexidade incluiu a reforma estrutural e a aquisição de equipamentos que beneficiarão uma população de cerca de 1,85 milhão de moradores da Baixada Santista.

"Estamos atuando de forma firme e responsável, oferecendo o melhor serviço à população de Cubatão e de toda Baixada, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município. A abertura do setor de hemodiálise é mais um passo na concretização deste projeto de criar um grande centro de referência, com serviços de qualidade à comunidade local", destaca Ana Rosa dos Santos, superintendente do Hospital de Cubatão.

O setor de oncologia, com o serviço de quimioterapia e a câmera hiperbárica estão nas próximas fases do processo de implantação do Centro de Alta Complexidade e iniciarão os atendimentos, conforme o projeto for avançando.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter