Continua depois da publicidade
A chia é frequentemente celebrada como um "superalimento", mas se você sente que sua barriga fica inchada ou com gases após consumi-la, você pode estar cometendo um erro básico de preparo. A nutricionista Taynara Abreu explicou ao Metrópoles que a semente tem um alto poder de absorção de líquidos e, se não for hidratada corretamente, pode "roubar" água do seu organismo e travar o trânsito intestinal.
"A chia deve ser consumida hidratada. Caso contrário, ela tende a gerar desconfortos gastrointestinais como estufamento e constipação", afirma a especialista. O ideal é deixar a semente de molho por pelo menos 15 minutos até formar um gel. Além da hidratação, combinar a chia com os alimentos certos pode transformar sua digestão e acelerar o metabolismo.
Continua depois da publicidade
Para evitar o incômodo e potencializar os nutrientes, a nutricionista recomenda cinco associações estratégicas. Confira as combinações na galeria abaixo.
A recomendação de ouro é preparar a chia na noite anterior. Misture duas colheres de sopa em um copo de iogurte ou leite vegetal e deixe na geladeira. Pela manhã, a semente estará totalmente hidratada, macia e pronta para ser digerida sem causar nenhum desconforto abdominal.
Continua depois da publicidade