X

Cotidiano

Xiitas paquistaneses protestam por segurança em mais um dia de manifestações

Manifestantes bloquearam a principal estrada do país com 50 caixões de familiares mortos em explosão.

Publicado em 12/01/2013 às 12:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 3.500 xiitas paquistaneses protestaram por melhores condições de segurança no Paquistão. Os manifestantes bloquearam a principal estrada do país com 50 caixões de familiares mortos em explosões. Os xiitas se manifestaram contra falhas de segurança em um duplo atentado com bombas ocorrido na última quinta-feira em um salão de bilhar, que matou 86 pessoas.

A polícia da cidade de Quetta afirmou que o protesto havia terminado, mas o líder xiita Ibraim Hazara contestou. Segundo ele, as manifestações vão continuar até que a cidade seja entregue às forças do exército e que o governo regional seja dissolvido.

Uma bomba atingiu um veículo que transportava um parlamentar local, Shakeel Khan Omarzai, seu pai e seus guardas no distrito noroeste de Charsadda, também neste sábado. Omarzai e outras 10 pessoas ficaram feridas na explosão.

O total de mortes causadas por uma série de ataques a bomba no Paquistão subiu para 120 na última sexta-feira, segundo informações da polícia. Na quinta-feira, três incidentes marcaram um dos dias mais sangrentos dos últimos anos no Paquistão, onde o governo enfrenta uma tenaz insurgência do grupo fundamentalista Taleban e também movimentos separatistas, como na província do Baluquistão.

O Paquistão tem um histórico de violência sectária. Embora a maioria dos sunitas majoritários e xiitas convivam pacificamente, pequenos grupos extremistas em ambos os lados frequentemente são alvo de outros líderes e ativistas. As informações são da Associated Press.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter