'Xarope da Vovó' teve sua venda vendida em todo o Brasil / Divulgaçãp
Continua depois da publicidade
Composto por ingredientes naturais e com a promessa de limpar os "pulmões de fumantes", o "Xarope da Vovó", também comercializado como "Xarope da Vovó Isabel", teve sua fabricação, comercialização e uso proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última sexta-feira (18).
Também foi suspensa a comercialização de três produtos do Grupo Nutra Nutri Ltda., além dos lotes do “Curcumyn Long”, da empresa Akron Pharma Ltda., por não atenderem às exigências legais de fabricação.
Continua depois da publicidade
Comercializado em diversas lojas e até mesmo na internet, o "Xarope da Vovó" teve todos os seus lotes vetados por estarem sendo vendidos sem registro, notificação ou cadastro na agência reguladora.
No caso do “Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%)”, uma inspeção da Anvisa revelou que o produto não segue as exigências legais quanto ao processo de fabricação.
Continua depois da publicidade
A medida determina que todos os produtos sejam recolhidos do mercado, além da proibição de sua distribuição, venda e uso em todo o território nacional.
Essa ação, inclusive, está fundamentada no inciso XV do artigo 7º da Lei nº 9.782/1999.
Entre os itens vetados, está ainda um "pó para preparo de café", também alvo da determinação da Anvisa.
Continua depois da publicidade
Em junho, três marcas de "pó para preparo de bebida sabor café", apelidadas de "café fake", foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após inspeções constatarem a presença da toxina ocratoxina A, substância imprópria para o consumo humano.
As marcas proibidas pela agência são: Melissa, Pingo Preto e Oficial. Inclusive, elas já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em 25 de março, por serem impróprias para o consumo.
É preciso ficar atento aos rótulos dos produtos e observar quais informações eles trazem. Se está escrito "sabor café" ou "a base de café", tenha ciência de que não se trata do café original/tradicional
Continua depois da publicidade