X

Cotidiano

Wanderley Mange é o novo secretário de Segurança Pública de Cubatão

Delegado aposentado da Polícia Civil do Estado de São Paulo pretende dar prioridade à implantação da Guarda Municipal

Da Reportagem

Publicado em 17/01/2020 às 20:08

Atualizado em 17/01/2020 às 21:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mange, à esquerda, considera sua nomeação uma honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio / Divulgação/PMC

Wanderley Mange de Oliveira (à esquerda na foto) assumirá na segunda-feira (20), às 10 horas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, substituindo Jefferson Cansou que, desde o início do governo Ademário Oliveira, acumulava a função com a superintendência da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), onde permanece. O ato oficial de posse ocorrerá no gabinete do prefeito Ademário Oliveira, na Praça dos Emancipadores s/nº, Centro.

Delegado de Polícia Civil de primeira classe aposentado, o novo secretário de Segurança ocupou anteriormente o cargo de diretor-secretário do poder Legislativo cubatense, na gestão do presidente da Câmara Fábio Roxinho.

Nascido, criado e ainda residente em Cubatão, Mange considera sua nomeação uma honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio. "Honra porque é mais uma oportunidade que tenho de servir à minha cidade; desafio porque segurança pública é um dos requisitos básicos para que a população tenha melhor qualidade de vida", disse.

Afirmou que sua prioridade será a implantação efetiva da Guarda Municipal, já aprovada por lei. "Pretendo colocar toda minha experiência na área de segurança a serviço da população, seguindo sempre as diretrizes estabelecidas pelo prefeito municipal", disse Mange, que, quando na ativa, atuou em todas as unidades da Polícia Civil na cidade.

Origem humilde

Mange foi  criado na Cota 200 em uma casa que, como costuma lembrar, não tinha nem chuveiro. "A gente tomava banho de bica". Teve sua formação nos bancos das escolas públicas do município até ser aprovado para o cargo de ajudante geral na Prefeitura de Cubatão, quando iniciou o curso de Direito da Faculdade Católica de Santos.

O esforço do garoto humilde o levou a estagiar no Ministério Público para, em seguida, ser aprovado no concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo. Depois de 11 anos atuando no município de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, Wanderley Mange foi transferido para a Delegacia de Cubatão. A partir de 2001, com mais uma passagem por Cubatão em 2017, Mange atuou nas delegacias de várias cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (Guarujá, Praia Grande, Bertioga e Santos), inclusive como titular de Trânsito em Santos e da Mulher em Bertioga, onde criou o primeiro Núcleo de Apoio à Mulher (NAM).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter