Cotidiano
Se Você ainda não viu essa aranha no telhado da sua casa, com certeza já deve ter visto em algum telhado de alguma outra casa conhecida
A Maria-bola têm veneno, mas a sua toxina não faz mal para os humanos / Márcio Ribeiro/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Se Você ainda não viu essa aranha no telhado da sua casa, com certeza já deve ter visto em algum telhado de alguma outra casa conhecida. Muitos têm medo por conta do aspecto que ela possui, as pernas compridas ou mesmo por conta das teias enormes que ela tece, mas você sabe o nome desse ser? Descubra o quanto ela é venenosa ficando por aqui e lendo a notícia até o final.
O nome popular dessa aranha é "Maria Bola" ou "Aranha do telhado"(Nephilingis cruentata) que, de acordo com os especialistas, é nativa da África, mas foi introduzida na América do Sul há muitos anos. Hoje pode ser encontrada em centros urbanos do Brasil, Colômbia, Paraguai, entre outros países.
Continua depois da publicidade
É relativamente fácil de encontrar uma por aí, pois a sua enorme teia denuncia a sua presença. Ela tece um tipo de casulo onde fica escondida a maior parte do tempo, esperando que uma presa caia em sua armadilha.
Ela come o que cair na rede, principalmente insetos. Por conta disso, são ótimas para controlar os mosquitos da casa. Há relatos de predações não tão comuns, como morcegos e beija-flores.
Continua depois da publicidade
Uma curiosidade é que a fêmea dessa espécie é até 10 vezes maior do que o macho e costuma viver mais do que o seu parceiro sexual. Ela leva 220 dias, em média, para ficar adulta. Os machos costumam ficar na teia sempre esperando uma oportunidade para acasalar.
Veja também que uma Infestação de aranha letal deixa mortos e causa pânico em estado brasileiro.
Se na aranha que você encontrar tiver uma tipo de bola branca ao lado de seu casulo, saiba que são os ovos dela e que muitos filhotes devem nascer muito em breve. Esses sacos, podem conter até 1000 ovos.
A Maria-bola têm veneno, mas a sua toxina não faz mal para os humanos e nem para os bichos de estimação. Mesmo assim, é aconselhável não tocar o animal porquê, apesar da ausência de veneno que possa prejudicar humanos, a sua mordida pode doer bastante. Lembrando que é muito raro que ela lhe faça isso.
Continua depois da publicidade