Você sabe qual é o emoji mais usado no Brasil?

Pesquisa mostra quais são os emojis mais enviados no país e no mundo

Comentar
Compartilhar
14 AGO 2019Por Da Reportagem11h10
Ao longo do ano serão lançados mais 230 emojis novosFoto: Divulgação/emojipedia

Sabendo que os emojis são parte de um jeito descontraído de interagir nas mídias sociais, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, compilou dados sobre a performance dos emoticons no Brasil e no mundo e de como viralizaram culturalmente ao substituírem as palavras por figurinhas para demonstrar emoções. 

No ano passado, o Google realizou uma pesquisa e reuniu informações sobre o uso das figurinhas ao redor do mundo, constatando que o emoji “coração vermelho” ficou em primeiro lugar no ranking dos  símbolos mais usados em todo o Brasil. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os emoticons “olhos de coração” e “batendo palmas”.

A pesquisa do Google ainda elaborou um ranking de dez posições da média dos emojis mais usados pelo mundo, e registrou que o emoji “chorando de rir” ficou em primeiro lugar da lista, seguido pelo “mandando beijo carinhoso” e “olhos de coração”. A décima posição ficou com o emoji “sorridente”. 

Segundo um estudo mundial feito este ano pela empresa norte-americana Adobe, as pessoas costumam designar certos emojis para determinadas categorias de emoção, além das que já são óbvias para conteúdos específicos. 

No estudo, a empresa também mostra um ranking de dez lugares, citando que a emoção Amor ficou no topo da lista, com 79% dos entrevistados respondendo que costumam usar os emojis “olhos de coração”, “coração vermelho” e “mandando beijo carinhoso”. 

O último lugar do ranking ficou com a emoção Orgulho, em que 37% dos entrevistados responderam que os emojis mais usados para tal  característica eram os “cara com óculos de sol”, “sorridente” e “carinha sorridente com olhos risonhos”. Confira ambos os rankings no infográfico interativo. 

Nesta mesma pesquisa, a Adobe verificou que os emojis “morrendo de rir, “coração vermelho” e “mandando beijo carinhoso” são os mais usados por mulheres, enquanto os homens costumam usar “morrendo de rir”, “carinha chorando” e “carinha sorridente com olhos risonhos”. 

A Unicode, responsável pelos emojis utilizados em plataformas como WhatsApp e Facebook, garantiu que durante o ano de 2019 serão lançados cerca de 230 novos emojis, de acordo com pedidos realizados pelos usuários, a profundidade e a realidade de cultura de diferentes países.

Colunas

Contraponto