Cotidiano
Saiba como é o som das aves que deram nome a uma das duplas sertanejas brasileiras mais famosas e com maior tempo de atividade
Os nomes fazem referência a duas espécies de inhambus bastante conhecidas no Brasil e eternizadas na música caipira / Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma das duplas mais importantes e longevas da música brasileira, Chitãozinho & Xororó teve seus nomes artísticos inspirados em aves típicas da fauna nacional. Os nomes fazem referência a duas espécies de inhambus bastante conhecidas no Brasil e eternizadas na música caipira.
O nome Chitãozinho tem origem no inhambu-chintã (Crypturellus tataupa), ave encontrada desde o Nordeste brasileiro até a Argentina. Já o nome Xororó faz referência ao inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris), espécie registrada em quase todo o território brasileiro, além de países como Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Continua depois da publicidade
Mas será que as aves que deram origem ao nome da dupla cantam tão bem quanto os irmãos José de Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó)? A resposta pode ser conferida nos registros sonoros disponíveis ao público.
Ouça os cantos e tire suas próprias conclusões
Continua depois da publicidade
Inhambu-chintã (Crypturellus tataupa)
Autor: Aluisio Ribeiro
Gravação realizada em Guaíra (PR) e depositada nos arquivos do WikiAves
Ouça: https://www.wikiaves.com.br/274189
Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris)
Autor: Emerson Kaseker
Gravação realizada em Lagoinha (SP) e depositada nos arquivos do WikiAves
Ouça: https://www.wikiaves.com.br/2408
Chitãozinho & Xororó formam uma das duplas mais bem-sucedidas da música sertaneja brasileira e são recordistas em vendas de discos no país. Ao longo da carreira, venderam mais de 40 milhões de álbuns, conquistaram prêmios Grammy Latino e são creditados por abrir espaço definitivo para a música sertaneja nas rádios e na televisão a partir da década de 1980.
Continua depois da publicidade
A dupla influenciou — e continua influenciando — diversos artistas do gênero. O nome artístico foi escolhido com base na canção “Chitãozinho e Xororó”, lançada originalmente em 1939 pelos compositores Serrinha e Athos Campos. Na letra, o cantor só se alegra quando ouve cantar o inhambu-chintã e o inhambu-chororó, ligação direta entre a música e a fauna brasileira.