A produção reduzida do hormônio vasopressina explica por que idosos sofrem mais com despertares noturnos / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Beber água é essencial para a saúde, mas o horário da ingestão pode fazer diferença, especialmente antes de dormir. Médicos alertam que consumir grandes quantidades de líquidos à noite pode prejudicar a qualidade do sono.
Por outro lado, estudos recentes indicam que um copo de água antes de se deitar também pode trazer benefícios importantes à saúde cardiovascular.
Continua depois da publicidade
A seguir, entenda o que dizem especialistas sobre os riscos e vantagens de beber água antes de dormir e como criar uma rotina de hidratação equilibrada.
Ao contrário do que muita gente acredita, beber um copo de água antes de dormir não é, necessariamente, prejudicial. Pesquisas apontam que a hidratação adequada no período noturno pode contribuir para a redução do risco de infarto e AVC.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque a água ajuda a regular a pressão arterial, melhora a circulação e evita a desidratação, condição que pode sobrecarregar o coração.
Além disso, médicos destacam que manter o corpo hidratado ao final do dia pode ajudar a prevenir cãibras musculares noturnas, especialmente nas pernas.
Leia também, Planta brasileira tem poderes medicinais e entrega chá milagroso para a sua saúde
Continua depois da publicidade
Segundo especialistas, os músculos tendem a “pedir” líquidos durante a noite, e a falta de hidratação pode provocar desconforto e dores. Por isso, a ingestão moderada de água antes de dormir pode fazer parte de uma rotina saudável.
Apesar dos benefícios, o consumo exagerado de líquidos pouco antes de dormir é apontado como um dos principais vilões do sono de qualidade. Beber muita água à noite aumenta a produção de urina e leva a despertares frequentes para ir ao banheiro, interrompendo o ciclo do sono.
Esse problema é ainda mais comum entre idosos, que podem apresentar menor produção de vasopressina, hormônio responsável por reduzir a eliminação de líquidos durante a noite. Com isso, o sono profundo e reparador é prejudicado, resultando em cansaço, dificuldade de concentração e queda de desempenho ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Por isso, médicos recomendam que a maior parte da ingestão de líquidos ocorra ao longo do dia, evitando grandes volumes nas horas que antecedem o descanso.
Especialistas afirmam que não importa apenas quanto se bebe, mas também quando se bebe água. Um cronograma simples pode ajudar a maximizar os benefícios da hidratação:
A orientação é evitar copos grandes ou consumo excessivo de líquidos próximo ao horário de dormir.
Continua depois da publicidade
Veja mais, Pouca gente sabe, mas mastigar cravo-da-índia pode ser fundamental para a boa saúde
Manter um bom equilíbrio hídrico ao longo do dia reduz a sede à noite e diminui as idas ao banheiro durante o sono. Especialistas em sono explicam que acordar repetidamente compromete o processo de regeneração do organismo, fazendo com que a pessoa acorde menos descansada.
A recomendação é simples: hidratar-se bem durante o dia e reduzir a ingestão de líquidos uma ou duas horas antes de dormir, sem deixar de beber pequenas quantidades se houver sede.
Continua depois da publicidade
Para manter a saúde e proteger o sono, médicos sugerem algumas medidas simples:
Segundo especialistas, ajustar o horário da ingestão de água é um hábito simples que pode melhorar tanto a qualidade do sono quanto a saúde geral.