LIBERADO

Máscaras deixam de ser obrigatórias no transporte público de São Paulo

A obrigatoriedade da utilização do equipamento permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde

Joe Silva

Publicado em 08/09/2022 às 16:27

Atualizado em 08/09/2022 às 16:59

Compartilhe:

Medida passa a valer a partir desta sexta-feira / Aloisio Mauricio /Folhapress

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram liberar o uso de máscaras de proteção facial nos meios de transporte coletivo a partir de sexta-feira (9), após recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico. Os novos decretos sobre o tema serão publicados no Diário Oficial do Estado e do Município.

A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais. No transporte público, o uso passa a ser opcional, porém recomendado.

Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da Covid-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo.

O Conselho Gestor aponta que o estado conta com altas taxas de cobertura vacinal, expressiva queda nas internações por Covid-19 e uma taxa de óbitos por milhão de habitantes menor do que em países desenvolvidos. Os EUA e países da Europa com índices de vacinação menores e taxas de óbitos por Covid-19 maiores do que o estado de São Paulo já baixaram a obrigatoriedade de uso de máscara no transporte público.

Em relação aos números da pandemia registrados no início deste ano no estado de São Paulo, houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva despencou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363, atualmente. A média móvel de mortes caiu de 288 em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia paradisíaca proibida, onde o perigo se esconde em seus pés; conheça

Esse é o caso da praia do Sueste, localizada em Fernando de Noronha, Pernambuco, que só é habitada por perigosos tubarões

Diário Mais

Brasil tem uma das 10 praias mais perigosas do mundo, e é bom você não pisar lá

Site Daily Star coloca paraíso brasileiro como um local de alto risco aos humanos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter