Cotidiano

Vila dos Criadores fará parte da Poligonal do Porto de Santos

O pedido foi feito em Brasília, na última quarta-feira, pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos e foi atendido pelo ministro de Portos e Aeroportos

Da Reportagem

Publicado em 15/04/2024 às 13:02

Compartilhe:

O ministro de Portos e Aeroportos declarou que a comunidade e todo o setor portuário e de logística ganham / Reprodução/APS

A Vila dos Criadores será anexada a Poligonal do Porto Organizado de Santos, ampliando 420 mil metros quadrados e possibilitando a instalação de um terminal nos moldes do que se planejava para o STS10.

O pedido foi feito em Brasília, na última quarta-feira (10), pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini e foi atendido pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A transferência ainda está em tramitação.

Pomini explicou, em nota da APS, que " ficou clara a preocupação do ministro e da gestão atual com a necessidade de aumento da capacidade de contêineres, já que faremos adensamentos na BTP e na Santos Brasil, na mesma região, como também buscamos aprimorar a relação Porto-Cidades com a transferência do terminal de passageiros para o trecho do Ecoporto, a ser integrado ao Parque Valongo".

O ministro de Portos e Aeroportos declarou que a comunidade e todo o setor portuário e de logística ganham.

A estatal responsável pelo Porto vislumbra a ampliação do parque de terminais existentes e a aprovação de um Terminal de Uso Privado, otimizando a dragagem de expansão do canal de navegação e a construção de acessos terrestres.

A Prefeitura de Santos confirmou as tratativas com a APS em consonância com a Câmara Judicial de Cumprimento da Sentença de Realocação e Recuperação da Vila dos Criadores.

As tratativas vão incluir a comunidade da região à Margem Direita do parque portuário, através de exploração do espaço por arrendamento de privado, com contrapartida social e ambiental que dê solução ao passivo habitacional da Vila dos Criadores.

A Administração Municipal destacou que participa ativamente da Câmara Judicial e que a área é monitorada e que a situação das famílias é acompanhada. Também ressaltou que o Município vai adotar as medidas necessárias para atender o que for determinado pela Justiça e a comunidade.

Segundo a APS, a solução dos passivos será exigida do futuro arrendatário do espaço. Além de que a desocupação permitirá a solução do passivo do antigo lixão.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter