X

Cotidiano

Vila dos Criadores fará parte da Poligonal do Porto de Santos

O pedido foi feito em Brasília, na última quarta-feira, pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos e foi atendido pelo ministro de Portos e Aeroportos

Da Reportagem

Publicado em 15/04/2024 às 13:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro de Portos e Aeroportos declarou que a comunidade e todo o setor portuário e de logística ganham / Reprodução/APS

A Vila dos Criadores será anexada a Poligonal do Porto Organizado de Santos, ampliando 420 mil metros quadrados e possibilitando a instalação de um terminal nos moldes do que se planejava para o STS10.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O pedido foi feito em Brasília, na última quarta-feira (10), pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini e foi atendido pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A transferência ainda está em tramitação.

Pomini explicou, em nota da APS, que " ficou clara a preocupação do ministro e da gestão atual com a necessidade de aumento da capacidade de contêineres, já que faremos adensamentos na BTP e na Santos Brasil, na mesma região, como também buscamos aprimorar a relação Porto-Cidades com a transferência do terminal de passageiros para o trecho do Ecoporto, a ser integrado ao Parque Valongo".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ministro de Portos e Aeroportos declarou que a comunidade e todo o setor portuário e de logística ganham.

A estatal responsável pelo Porto vislumbra a ampliação do parque de terminais existentes e a aprovação de um Terminal de Uso Privado, otimizando a dragagem de expansão do canal de navegação e a construção de acessos terrestres.

A Prefeitura de Santos confirmou as tratativas com a APS em consonância com a Câmara Judicial de Cumprimento da Sentença de Realocação e Recuperação da Vila dos Criadores.

As tratativas vão incluir a comunidade da região à Margem Direita do parque portuário, através de exploração do espaço por arrendamento de privado, com contrapartida social e ambiental que dê solução ao passivo habitacional da Vila dos Criadores.

A Administração Municipal destacou que participa ativamente da Câmara Judicial e que a área é monitorada e que a situação das famílias é acompanhada. Também ressaltou que o Município vai adotar as medidas necessárias para atender o que for determinado pela Justiça e a comunidade.

Segundo a APS, a solução dos passivos será exigida do futuro arrendatário do espaço. Além de que a desocupação permitirá a solução do passivo do antigo lixão.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Acesso ao Monte Serrat passará por obras ainda neste mês, em Santos

Atualizações têm por intuito garantir mais segurança e conforto aos moradores e visitantes

Santos

Minifestival Santos Café terá degustação, oficinas e música; veja programação

Também comemorando o Dia Nacional do Café (24 de maio), o festival dividirá suas atrações entre o bulevar da Rua XV de Novembro e Museu do Café

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter