X

Cotidiano

Vila Criativa Mercado disponibiliza 50 vagas para oficinas de inclusão produtiva

As aulas são voltadas exclusivamente para pessoas atendidas por algum serviço da Secretaria de Assistência Social

Da Reportagem

Publicado em 02/02/2018 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São mais de 50 vagas remanescentes em nove oficinas temáticas / Divulgação/PMS

Com o objetivo de criar oportunidades para geração de renda e incentivar pessoas a saírem da situação de vulnerabilidade, a Vila Criativa Mercado (Praça Iguatemi Martins s/nº) está com inscrições abertas para oficinas de inclusão produtiva. São mais de 50 vagas remanescentes em nove oficinas temáticas.

As aulas são voltadas exclusivamente para pessoas atendidas por algum serviço da Secretaria de Assistência Social (Seas). Em média, os cursos têm duração de três meses e acontecem, em sua maioria, duas vezes por semana. Por ano, são cerca de 250 vagas à disposição no local.

Cursos

Há vagas disponíveis para os cursos de feltro básico (5 vagas/período da manhã) e feltro avançado (3 vagas/período da tarde); bordado básico (5 vagas/período da manhã) e bordado avançado (6 vagas/período da tarde); costura em malharia (1/tarde); customização de objetos (2/manhã e 4/tarde); fibra de bananeira (4/manhã e 6/tarde); reciclagem de móveis e objetos (3/manhã e 9/tarde); pintura em tecido (5/tarde).

Os interessados devem comparecer à Vila Criativa até o próximo dia 9, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar cópia do RG, CPF, do comprovante de residência e apresentar o encaminhamento do técnico de referência que atende o interessado no curso.

Reutilização

“Quando me ofereceram para ingressar na oficina de reciclagem de móveis, na hora recusei. Agora, me surpreendo com o que faço, todos gostam. Já consigo sonhar em ter minha oficina e trabalhar com isso”.  O relato do aluno da oficina de reciclagem de móveis e objetos, Carli Carlos Claudino, 54 anos, mostra a motivação de quem se dedica aos ensinamentos passados em sala de aula. “Passo pelas ruas vejo vários móveis descartados nas lixeiras. Para o artista, isso não é lixo, é matéria prima”.

A instrutora do curso, Kátia Costacurta, conta que há diversos casos onde os alunos deram uma guinada em sua história. “Temos um ex-aluno que fez da garagem de sua casa seu local de trabalho. Hoje, ele pega encomendas de parentes e vizinhos e se diz realizado profissionalmente. Todos percebem uma elevação da autoestima e uma nova motivação para sua vida”.

A utilização de materiais de baixo custo pode gerar bons lucros, segundo a instrutora do curso de artesanato com fibra de bananeira, Paula Cristina Oliveira. “Na maioria dos casos, a matéria prima já está descartada, sem uso, às vezes nas lixeiras da Cidade. A fibra de bananeira, por exemplo, é um material que já está inutilizado nos bananais. Depois de retiradas as bananas, o produtor corta e descarta o tronco para liberar espaço para novas mudas. Então, na prática, o artesão contribui para o ecossistema, com custo zero”. A extração da fibra da bananeira também é um dos módulos aprendidos no curso.

Mais informações: https://www.facebook.com/CodesoVilaCriativa/  ou telefone 3223-9573.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter