Vigilância Sanitária reforça fiscalização em academias a partir de segunda em Guarujá

Ação em hotéis e pousadas continua nesta semana e deve ser finalizada neste sábado (17)

Comentar
Compartilhar
14 OUT 2020Por Da Reportagem18h10
Os fiscais da Prefeitura fiscalizam se o segmento atende aos critérios de funcionamentoFoto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (19), a Vigilância Sanitária de Guarujá irá reforçar a fiscalização junto às academias esportivas e similares, em prevenção ao novo coronavírus. No momento, a operação continua em hotéis e pousadas e esta ação deve terminar neste sábado (17). Posteriormente, salões de beleza e barbearias passarão pelo mesmo procedimento.

As inspeções prosseguem até o dia 31 de outubro e já foram concluídas em supermercados, mercearias, restaurantes por quilo e quiosques. O objetivo é averiguar se as condições de funcionamento impostas aos estabelecimentos estão sendo cumpridas.

Os fiscais da Prefeitura fiscalizam se o segmento atende aos critérios de funcionamento como a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios por parte de clientes e funcionários, a existência de demarcação para o distanciamento mínimo e álcool em gel disponibilizado para a higienização em locais estratégicos.

Além disso, também verificaram se há limpeza constante de superfícies e ambientes com circulação de pessoas, como os equipamentos de ginástica, elevadores, mesas e corrimões. Os funcionários necessitam estar paramentados utilizando além dos EPIs, um termômetro para aferição da temperatura.

Em caso de infração, o local será notificado para a devida adequação, dentro do prazo estipulado. Se houver descumprimento, poderá ser gerada multa a partir de R$ 300 reais, conforme a irregularidade.

Balanço Parcial

Até o momento, a Vigilância Sanitária de Guarujá fiscalizou 354 estabelecimentos na Cidade. Desta forma, o saldo parcial é de 56 hotéis, 53 pousadas, 50 supermercados, 120 restaurantes e 75 quiosques vistoriados. Desse volume, os fiscais registraram 180 autuações por ausência de sinalização para distanciamento e uso de máscara. Nenhuma delas gerou multa, já que todas as solicitações foram regularizadas.